Moda

Estas são as socas mais giras e trendy que já chegaram às lojas (mesmo a tempo do calor)

Os modelos confortáveis que marcaram os anos 70 estão in e vão ser imprescindíveis na temporada da primavera/verão.
São a tendência da estação.

Os primeiros artesãos que se dedicavam à criação de socas datam a 1570 nos Países Baixos. Por lá, este tipo de calçado já é usado há mais de 700 anos, mas a funcionalidade começou por ser mais importante do que a estética: as socas eram usadas como uma proteção para trabalhar nos campos, em contraste com as passerelles da era moderna.

A grande maioria do calçado de madeira de séculos passados acabou queimado em fogueiras, pelo que há poucos exemplares originais além daqueles que podemos ver em obras de arte e ilustrações. Durante a Revolução Industrial, as socas inspiraram um estilo de dança enquanto os trabalhadores das fábricas os usavam para bater ritmos sincronizados e fazer passar o tempo. Acredita-se que poderá ter sido um percursor do sapateado.

Já nos anos 70 surgiu aquela que é a versão moderna das socas. Em parte, podemos agradecer aos ABBA por isso, uma vez que este tipo de calçado era popular entre os elementos da banda sueca.

Hoje, as socas mantêm o seu estatuto de calçado confortável, mas a sua estética foi traduzida para as modas e tendências do século XXI. Em 2021, as fast fashion estão a ser invadidas por dezenas de modelos que estão rapidamente a ganhar popularidade entre it girls e influencers durante a temporada de primavera/verão. A NíT encontrou alguns dos modelos mais giros em que pode apostar para os próximos meses. Carregue na galeria para os conhecer.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT