Moda

Tank tops: como usar um dos básicos que não pode faltar num guarda-roupa de verão

Começou por ser uma peça íntima, hoje é protagonista. Com o styling certo, pode funcionar em todo o tipo de looks.
Um básico que nunca é demais.

Um básico deveria ser, como o próprio nome indica, uma peça de roupa simples que se pode usar sem grandes preocupações, porque serve de complemento ao resto do look. É o caso do tank top, à primeira vista desinteressante — mas essencial. A peça que muitas vezes passa despercebida está a ganhar um lugar de destaque no mundo da moda e, pensando bem, não é difícil perceber porquê. 

Os tops serviam originalmente como roupa interior íntima, utilizado maioritariamente por homens com empregos fisicamente exigentes. Eram também conhecidos por conferirem um “estilo italiano”, por terem sido usados anos a fio por atletas que praticavam remo — os canottieri (em italiano). No entanto, há quem atribua a invenção ao francês Jean Des Fauches, quando rasgou a gola e mangas de uma camisa num momento de raiva em pleno século XVI. 

Atualmente, o tank top é utilizado por homens e mulheres e, a peça que inicialmente assumia uma finalidade protetora, ao longo dos anos, foi adquirindo um lugar de destaque até conquistar um lugar nos guarda-roupas. Nos anos 50 e 60 tornou-se um elemento-chave da moda masculina informal, sobretudo combinada com calças de ganga, camisa e casacos de couro — basta pensar em ícones do cinema como James Dean ou Marlon Brando, para ficar com uma ideia dos looks à época.

O ator Marlon Brando a usar um tank top.

Como acontece com todos os básicos do guarda-roupa, o truque está nos detalhes. Pode optar por um decote quadrado dos anos 90, um mais profundo, ou ainda as costas nadador, que dão um ar mais desportivo ao look. Mais importante ainda, é escolher materiais que deem estrutura ao corpo, para evitar o aspeto “pedaço de tecido a cobrir a pele”. 

A aposta mais fácil, mas também mais comum, é combinar os tops com calças de ganga — impossível falhar. Pode eleger uns jeans descontraídos, com um corte reto, em tons de azul mais escuro, com uma parte de cima branca, ou de tons mais claros, com um bomber jacket a finalizar o visual. Para que se mantenha uma opção descontraída, mas com o toque estiloso de quem percebe o que veste, não se esqueça de um par de brincos e anéis.

Mas também é possível inovar um pouco mais, recorrendo a peças mais formais, criando um look elegante. Porque não optar por umas calças de fato de perna larga com uns sapatos mais formais, do estilo loafers? Se a alternativa for o street style, umas calças cargo funcionam com qualquer tank top e, sobretudo, com umas sapatilhas chunky — como ditam as tendências dos anos 2000.

Dentro de um estilo mais urbano, também pode utilizar uma saia de ganga oversized e comprida ou midi, para uma combinação mais moderna. No entanto, uma saia com textura também pode funcionar, criando equilíbrio entre um top simples e um pouco mais de arrojo na parte de baixo — seja com folhos, lantejoulas ou rendas. O mesmo princípio se aplica a calças ou calções.

Uma das técnicas mais populares do momento passa pelo espartilho por cima do clássico. Acaba por ser um visual de streetwear mais sofisticado, com camadas — uma das palavras-chave para um look de sucesso. Uma abordagem monocromática resulta sempre, mas um contraste de tons é a fórmula perfeita para voltar aos anos 80. Outra das possibilidades no universo das layers é o colete por cima do top.

As possibilidades são infinitas, e é essa mesmo a magia dos básicos. Se um simples tank top com umas calças de ganga é um look, imagine quando se perder pelos vários caminhos da moda deste essencial do guarda-roupa. Dependendo da forma como o conjuga, pode criar visuais mais formais ou descontraídos, optar por uma ode aos excêntricos anos 80 ou aos icónicos anos 2000. Este é um daqueles casos em que os detalhes podem fazer a diferença entre um outfit simples ou verdadeiramente pensado e trendy.

Carregue na galeria para conhecer a seleção de tank tops da NiT com tank tops de várias marcas e cores, desde 5,99€.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT