As cerimónias de entrega dos famosos prémios musicais MTV Video Music Awards, são sempre ricas em visuais arrojados e, por vezes, excessivos. Afinal, estamos a falar do evento em que Lady Gaga surgiu com um vestido feito de carne, em 2010, e Britney Spears atuou com uma cobra viva ao pescoço, em 2011. A lista de momentos inesquecíveis da cultura pop que nasceram nesta passadeira vermelha — é já bastante vasta.
Contudo, na gala que se realizou na madrugada desta quarta-feira, 13 de setembro, no Prudential Center, em Nova Jérsia (nos EUA), não surgiram looks dignos de uma entrada direta para os anais da história da moda. A bem da verdade, esta premiação não é propriamente conhecida pelo excelente gosto das celebridades. Porém, a falta de sofisticação era (habitualmente) compensada com entretenimento e teatralidade.
O destaque deste ano vai para Doja Cat, que se esforçou por manter viva a tradição dos visuais que atravessam todas as fronteiras de estilo. A cantora de 27 anos apareceu com o seu já característico cabelo platinado e maquilhagem a combinar com um vestido quase inexistente que imitava teias de aranha.
Tricotado à mão pela equipa da arca norte-americana Monsoe, o modelo foi inspirado na icónica escultura de aranha “Maman”, da artista Louise Bourgeois. Mas se várias pessoas olharam para a peça como uma obra de arte, muitas outras ficaram horrorizadas — seja pela referência aos aracnídeos ou pela sua atitude sem qualquer pudor.
A rapper Saweetie também arriscou e apareceu com um osso rosa anexado à gola do seu vestido brilhante, numa mistura entre “Flinstones” e “Barbie”. Já Lil Nas X, como tem sido habitual, riscou a palavra “discrição” do mood board e conjugou uma headpiece megalómana, com penas brancas e um vestido de renda na mesma cor.
De resto, não foi uma noite para recordar. Olivia Rodrigo, uma das maiores estrelas pop da atualidade, apareceu com uma cascata de 150 mil cristais Swarovski, mas as joias que cobriam a peça prateada e cintilante, do designer Ludovic de Saint Sernin, não foram suficientes para destacar a silhueta que tem repetido a cada evento.
O mesmo pode ser dito de Taylor Swift. A artista que “limpou” a premiação, e levou 9 troféus para casa, passou despercebida no que à moda diz respeito. Usou um vestido preto e muito sexy da Versace, com tachas a detalhar o corpete com o formato de uma cobra. Bem ao estilo do seu álbum “Reputation”.
Contas feitas, a gala dos MTV Video Music Awards 2023 não foi tão surpreendente como já foi no passado. Ainda assim, na passadeira vermelha, surgiram looks que merecem uma menção — pelos melhores e piores motivos. Carregue na galeria para os descobrir.