Moda

“Tenho plena consciência do tamanho dos meus seios.” O estilo destemido de Florence Pugh

Sem promessas, cumpre sempre com as expetativas. Nunca se afirmou como um ícone de moda, mas todas as grandes marcas a querem vestir.
Transformou o seu visual de forma radical.

O filme “Don’t Worry Darling”, que estreou nas salas de cinema nacionais no dia 22 de setembro, ganhou um enorme hype devido aos cabeças de cartaz. Harry Styles, que se tornou fenómeno de moda genderless, é um dos nomes fortes do elenco. O outro é Florence Pugh. Depois de ter provado as suas capacidades na interpretação, a atriz tem-se tornado uma força a ser reconhecida no tapete vermelho — mesmo que a moda nunca tenha feito parte dos seus interesses.

A estreia da longa-metragem protagonizada pela estrela de “Mulherzinhas” foi um dos momentos mais antecipados do Festival de Cinema de Veneza de 2022, que terminou no dia 10 de setembro. Pugh roubou todas as atenções ao surgir com um vestido super glamoroso. A criação de alta costura da Valentino, um design de tule de ombro a ombro, com mangas megalómanas apresenta um corte frontal vertiginoso. Bordado com lantejoulas prateadas e muito glitter, foi a confirmação de que a atriz não tem medo do maximalismo.

Dos vestidos inacreditáveis ao seu característico cabelo preso e criativo — obra do cabeleireiro Peter Lux — todo o styling importa. A dupla mantém-se afastada de penteados mais românticos. Em alternativa, procuram um estilo mais fresh e arrojado, que corresponda às escolhas destemidas que têm vindo a ser uma constante. Em declarações à “The Outnet”, revelou que “mesmo em adulta, nunca olhei para o meu guarda-roupa e disse que tenho um estilo específico”.

Em julho de 2022, Pugh gerou controvérsia graças à escolha do coordenado que usou para assistir ao desfile de alta costura da Valentino, em Roma. Optou por um vestido em chiffon, num tom conhecido com Valentino Pink PP, onde dois “pormenores” se destacavam. O design transparente, que combinou com uma carteira de diamantes e plataformas, deixou visíveis os mamilos da atriz. Quem ainda não tinha percebido o seu potencial, já não conseguiu desviar os olhar.

O visual mais controverso até agora.

As críticas começaram a aparecer, com várias pessoas perturbadas por uma opção pouco modesta. Ainda assim, as reações não incomodaram a atriz de “Viúva Negra”, que se compromete com as afirmações impactantes. “Eu estava animada para usar o vestido, nenhuma parte de mim estava nervosa. Antes, durante ou mesmo depois”, escreveu no Instagram, após as críticas. “Vivo no meu corpo há muito tempo. Tenho plena consciência do tamanho dos meus seios e não tenho medo disso”.

A descoberta do gosto pessoal

Numa fase inicial, entre os anos de 2014 e 2017, a sua presença em eventos era completamente distinta. Vestia-se forma muito matronal e antiquada, com roupas que não se adequavam à sua idade. Enquanto se tornava uma jovem adulta — atualmente conta com 26 anos — optava por silhuetas demasiado retas, casacos pouco inspirados e cores muito sóbrias que lhe roubavam o ar jovial.

Nos Óscares de 2020, assinalou-se o primeiro grande momento de moda da estrela de Hollywood. Nomeada na categoria de Melhor Atriz Secundária pelo papel de Amy March em “Mulherzinhas”, surgiu com um vestido distinto, mas eficaz, da Louis Vuitton. O coordenado num tom azul-marinho criava uma saia com uma cascata de folhos deslumbrante A escolha fez com que, pela primeira vez, muitas pessoas começassem a perceber que Pugh, além do talento, tinha também uma identidade estética e capacidade de arriscar.

Antes e depois da cerimónia, com a ajuda da stylist Rebecca Corbin-Murray, começou a mostrar-se fã de etiquetas como Valentino, Chloé, Galvan e Prada. Usou-as mais do que uma vez e, independentemente da linguagem de cada marca, começaram a tornar-se escolhas regulares nas suas aparições na passadeira vermelha. O gosto por cores fortes, folhos e assimetrias é evidente, mas não se pode negar que a britânica tem vindo a apostar em looks ecléticos, dos mais formais aos baseados em rendas sensuais. Está aberto o caminho para a atriz se tornar uma sensação no mundo da moda.

Carregue na galeria para ver alguns dos looks mais marcantes da carreira de Florence Pugh, das escolhas consensuais aos looks mais controversos.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT