Compras
ROCKWATTLET'S ROCK

Moda

Thomas Ceccon: o nadador olímpico italiano que é um sex symbol no mundo da moda

Os abdominais do medalhista são um dos assuntos dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Fora da piscina, dá cartas em campanhas.

O nadador italiano Thomas Ceccon, conhecido como tubarão, tornou-se uma das estrelas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 — e não apenas por ter subido ao pódio duas vezes. Durante os festejos do bronze na prova de 4 x 100 metros livres, a 27 de julho, o medalhista chamou à atenção quando levantou os braços e revelou os abdominais esculpidos.

A partir daí, a imagem começou a circular as redes sociais. Um utilizador referiu que o vídeo o fez parecer “como um modelo da Calvin Klein”, enquanto outro escreveu que o jovem de 23 anos “deve ter um contrato de modelo”. E nenhum estava assim tão longe de outra das facetas do atleta.

Antes de ser captado pelas câmaras em Paris, Ceccon já estava habituado aos holofotes. Com cerca de 370 mil seguidores no Instagram, o nadador tornou-se desejado por várias revistas e marcas que o convidam para editoriais ou campanhas de moda.

A rotina da estrela olímpica é marcada pela dedicação ao desporto, girando em torno dos treinos e das competições. Fora da piscina, porém, incorpora um estilo cool, atlético descontraído que combina com publicações que celebram a ligação entre o desporto e a beleza.

Foi o que aconteceu em maio, quando Ceccon apareceu na capa e nas páginas da revista “Style Magazine”, vestido com dois fatos Dior — um branco e outro azul marinho — e as madeixas húmidas, numa homenagem subtil ao sítio onde mais gosta de estar.

Se desta vez optou por peças de corte mais preciso, a imagem contrasta com o vestuário que costuma usar para representar outras marcas, ligadas ao mundo desportivo. É o caso da Arena swimwear, uma etiqueta franco-alemã “dedicada a todos os que gostam de estar dentro e à volta da água”, da qual se tornou embaixador.

À insígnia, o desportista revelou que aplica a mesma lógica do natação aos restantes desafios profissionais. “Desde criança que sentia que podia fazer tudo, até graças ao meu físico: pernas curtas, tronco comprido e ombros largos”, disse. “Através da experiência internacional, consegui vencer os nervos e a adrenalina, pelo que agora encaro tudo com a pressão certa.”

Nos eventos e red carpets, é quando vemos Ceccon mais fiel ao seu estilo pessoal. Mesmo quando opta por alfaiataria, costuma priorizar peças oversized que misturam o casual e o chique, o desportivo e o formal, o jovem e o clássico. E fá-lo sempre com uma delicadeza subtil.

Algumas imagens da Style Magazine.

O seu portefólio soma ainda fotografias a ostentar os relógios da OMEGA ou experiências com marcas como a L’Óreal, onde especialistas desenharam o corte comprido que vemos em Paris e desenvolveram uma rotina de cuidados para manter a aparência da saudável da elogiada cabeleira.

Segundo o próprio, a parceria com etiquetas que trabalham o cabelo são especialmente importantes. “O cloro, como sabemos, não é um aliado nos cuidados com os cabelos. Para quem, como eu, passa muitas horas na piscina, encontrar os parceiros de treino certos é essencial”, escreveu na página de Instagram.

Apesar de dar o rosto por várias marcas, a paixão de Ceccon sempre foi o desporto. Viu a mãe, Gioia, a ser campeã de patinagem em Itália e o pai, Loris, era pentatleta no exército. Quando era pequeno, começou logo a nadar com o irmão, Efrem, e nunca mais abrandou.

A certa altura, precisou decidir entre ser jogador de ténis e nadador, revelou numa entrevista à “World Aquatics”, publicada em dezembro de 2022. “Sempre gostei de estar na água. Por isso, finalmente, os meus pais ajudaram-me a decidir que devia continuar a nadar.”

Embora aos 23 anos já tenha alcançado o recorde mundial de 100 metros costas, assim como conquistado diversas medalhas de ouro, o atleta tem os olhos postos noutras oportunidades — incluindo na moda. Apesar das oportunidades, como o próprio diz, Thomas mantém-se fiel a ele próprio.

Carregue na galeria para ver mais imagens de Thomas Ceccon, o nadador italiano que está a conquistar corações nos Jogos Olímpicos.

ARTIGOS RECOMENDADOS