Moda

Tika: a cadela mais famosa do Instagram tem mais estilo do que muitos humanos

Tem conta no Instagram desde 2016, mas tornou-se viral este mês depois de postar um vídeo com mais de 27 milhões de visualizações.
É tudo feito à medida.

Cores vibrantes. Fatos de treino de designer. Casacos com penas. Chapéus glamourosos. Na sua conta de Instagram — onde já tem mais de 469 mil seguidores — Tika autoproclamou-se um “ícone gay”. É uma cadela cinzenta, magra, uma verdadeira top model, e basta uma passagem rápida pelas suas redes sociais para confirmar o inevitável: ela tem mais estilo do que a grande maioria das pessoas que conhecemos. Incluindo nós próprios.

Na passada quarta-feira, 16 de dezembro, publicou um vídeo no TikTok que se tornou viral. Em apenas cinco dias, já tem mais de 27 milhões de visualizações, dezenas de milhares de comentários, cinco milhões de gostos e mais de 600 mil partilhas. Nele, mostra dramaticamente todos os outfits que tinha planeados para este ano e que não pode usar por causa da pandemia. 

Tika é um galgo italiano com 9 anos que está no Instagram desde 2016. Thomas Shapiro, o seu dono canadiano, disse à “Insider” em maio que criou a conta depois de perceber que estranhos aleatórios a encontravam no seu feed pessoal e punham gostos nas suas fotografias. 

“O que a separa de muitas outras contas de cães é que as pessoas podem mesmo conhecer quem a Tika é”, contou Shapiro. “Eu certifico-me de que a sua personalidade é transmitida nas descrições, nas suas expressões e naquilo que está a usar para que as pessoas percebam o que ela representa.”

@tikatheiggy

So many outfits. Maybe 2021? 😩 #italiangreyhound #fallfashion #fyp #dogclothes

♬ original sound – Lorena Pages

Outro fator importante para a popularidade de Tika são, claro, os seus looks feitos à medida. Apesar de Shapiro não ter experiência na moda, diz que adora trabalhar com designers para criar roupas extravagantes e coloridas para a sua cadela, nas quais pode estar confortável e enfrentar o frio da cidade de Montréal, no Canadá, onde moram.

“Ela é uma tela em branco para muitos criadores”, acrescentou. “Usa qualquer coisa em que se sinta confortável. Se não estiver confortável, isso vai perceber-se nas fotografias.” Entre as melhores peças destacadas pelo dono estão, por exemplo, um vestido de lantejoulas e um casaco de imitação de pelo cor-de-rosa, ambas criadas pela marca Hound Around.

Já o estilo muito próprio de Tika é aquilo que o dono descreve como “athleisure de alta costura”. O que mais gosta de vestir são os fatos de treino de uma peça, como a proposta em amarelo que faz lembrar a estética da Adidas. Já as coleiras são coloridas, com missangas e joias, e assemelham-se a colares de boas marcas de joalharia. “Independentemente de tudo, ela tem sempre algo alegre e colorido”.

“Estamos sempre à procura de fashion statements. Muitas pessoas atraem-se pelo quão querida ela é, mas ficam pela moda”, afirmou sobre a conta de Instagram em crescimento exponencial. “Queremos deixá-las a adivinhar o que vai usar a seguir.” Há cerca de um ano Shapiro também se aventurou no mundo da moda com o lançamento de uma marca de mershandising de Tika.

Sobre o seu estatuto de “ícone gay”, o canadiano explicou que sabe “haver muitos membros da comunidade LGBTQ que gostam mesmo de seguir a Tika, porque é um escape para eles e para as pessoas se unirem como uma comunidade. Ela representa que o amor é amor e é essa a mensagem que queremos que retirem da página.”

tika
Tika em todo o seu esplendor.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT