Moda

Toni Abbondanza: o bulldog francês que tira selfies com os fãs na ModaLisboa

Pediu uma acreditação para o evento e até tem uma zona VIP para comer, longe do street style.
A acreditação está sempre junto da coleira.

Com olhos cor de avelã, pelo mesclado e um dom natural para posar para as câmaras, Toni Abbondanza sobressaiu entre os looks excêntricos e penteados pouco prováveis que passaram pela ModaLisboa desde sexta-feira, 8 de março. O bulldog francês de nove meses acompanhou as donas, Eduarda Abbondanza (diretora do evento) e Sofia Matos Ribeiro (filha), e tornou-se na grande estrela dos bastidores desta edição.

“Não queríamos que ele estivesse afastado de nós durante muito tempo, é uma quebra grande na sua rotina. Portanto, veio aqui passar o dia, ver pessoas, ver outros cães e observar dinâmicas, que também é algo que ele gosta e aprecia”, conta à NiT Sofia, 25 anos, publicista e relações públicas na agência Notable.

A agitação do Pavilhão Carlos Lopes durante este sábado, 9 de março, onde decorreu a 52.ª edição do evento, não foi um problema. Na verdade, Toni “é a própria agitação”.

Segundo a dona, é um cão muito ativo e observador. Gosta de sentar-se, observar quem por ali passa, assim como outros animais, e ir ter com pessoas para receber festas e atenção.

Para lá estar, tal como todos os visitantes da ModaLisboa, teve de fazer uma acreditação. Como explica Sofia Matos Ribeiro, “foi uma gracinha para ele sentir-se integrado nos convidados e na equipa”. O que é certo é que Toni não a larga nem por nada, já que ela anda sempre agarrada à sua coleira favorita — uma versão com padrão xadrez em verde, vermelho e bege.

Toni é uma estrela a sério, por isso, não fez as suas refeições na zona de street food do evento. Teve direito a uma zona especial na sala de produção que tinha água e ração à sua espera. No entanto, preferiu passar grande parte do seu tempo livre no exterior do pavilhão, junto das massas.

“É a zona favorita dele, por razões óbvias. O Parque Eduardo VII tem relva e ele adora, já que é lá que pode correr e socializar”, revela.

É fotogénico.

Apesar de ainda não ter passado por nenhum momento embaraçoso durante esta edição, viveu algumas situações engraçadas. Como Eduarda Abbondanza e Sofia partilham várias fotografias do bulldog de nove meses nas redes sociais, ele já era bem conhecido ainda antes de chegar à ModaLisboa. Resultado: dezenas de fãs quiseram tirar selfies ao lado do Toni.

“Ele adora ser fotografado. Às vezes fica um pouco cansado mas gosta muito. Também é um cão fácil de fotografar por ser giro e ter um ar muito engraçado”.

Este domingo, 10 de março, vai ficar em casa a descansar. Porém, é bem provável que volte a espalhar charme nas próximas edições da ModaLisboa.

A vida pacata de Toni Abbondanza

Eduarda e Sofia foram buscar o pequeno Toni a casa de um amigo quando ele tinha apenas quatro meses. “Sentimos logo uma ligação emocional quando fomos ver a ninhada pela primeira vez”.

Para a mãe e filha, o bulldog francês destacava-se dos irmãos. “Era o mais malandro. Foi o primeiro a ladrar e achámos muita graça”, recorda à NiT.

Contudo, a estrela da ModaLisboa não é o primeiro cão da família. Tiveram um pug durante 14 anos que se chamava Tobias. Na fase final da sua vida, quando já era surdo, passou a responder mais facilmente ao nome Toni.

“Nunca percebemos muito bem porquê. No entanto, em homenagem a ele, decidimos dar este nome ao nosso bulldog francês.”

O novo membro da família foi integrado de forma natural e é um amor para a vida. Mas também tem as suas manias. De acordo com Sofia Matos Ribeiro, é um roedor nato e muito teimoso. Por outro lado, tem várias qualidades: é amigo e adapta-se bem a todos os ambientes, assim como à forma como se sentem as pessoas à sua volta.

“É muito querido. Gosta bastante de estar connosco, festinhas e, claro, de mimo”.

Apesar dos luxos e da fama, não é um cão vaidoso. Toni gosta simplesmente de aproveitar as coisas boas da vida: descansar, correr muito, passear no jardim, estar com pessoas e ir à praia.

View this post on Instagram

Sabadabadão 🧸 #ToniAbbondanza

A post shared by Sofia Matos Ribeiro (@sofiamribeiro) on

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT