Moda

Traje dos atletas olímpicos é inspirado nos bordados do Minho — há peças desde 25€

As peças bordadas dos uniformes oficiais demoraram dois meses a concluir. Algumas estão à venda em lojas selecionadas da Decenio.
Ana Cabecinha e Fernando Pimenta foram os porta-estandartes.

A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos arrancou com dezenas de comitivas a desfilar no Rio Sena, em Paris. Os atletas Ana Cabecinha e Fernando Pimenta foram os porta-estandartes que representavam outros 20 atletas nacionais na passada sexta-feira, 26 de julho, com os trajes oficiais da equipa portuguesa para esta edição do evento.

Os uniformes bordados à mão foram criados pela Decenio, que se inspirou na herança cultural do nosso País. Inspirados nos “motivos típicos do artesanato português”, refere a marca, os conjuntos brancos eram compostos por vários motivos referentes ao evento desportivo, como a coroas de louros e os anéis olímpicos, entre outros símbolos.

Os desenhos são inspirados na tradição minhota dos Lenços de Amor ou dos Namorados, que remontam aos séculos XVII e XVIII, quando eram um símbolo de amor e afeto entre as jovens e os seus pretendentes. Eram feitos em linho ou algodão e cuidadosamente bordados pelas jovens mulheres, com cores vibrantes e adornados com motivos, poemas e desenhos, que possuíam significados especiais.

Concretizados ao longo de dois meses, os looks eram compostos por um vestido, blazer e um panamá, no caso da marchadora, e um coordenado com blazer, calções e panamá para o canoísta. Foram desenhados exclusivamente para este dia em colaboração com a Cooperativa Aliança Artesanal de Vila Verde, responsável pelos bordados.

Os uniformes da cerimónia de abertura.

“A marca procurou honrar e homenagear a riqueza histórica e cultural de Portugal e revelar ao mundo as mensagens de amor, solidariedade e força de todos os portugueses que foram recolhidas ao longo de vários meses”, explicou a Decenio.

A par dos porta-estandartes, foram convocados mais de 70 atletas, de 15 modalidades, para desfilar com os trajes oficiais durante os Jogos Olímpicos. A coleção, inspirada num estilo urbano e desportivo, é composta por 25 peças, desde polos a saias, que serão usados na abertura e encerramento do evento, subidas aos pódios, momentos formais de apresentação ou ocasiões mais informais. 

Várias peças, como o boné, o lenço, as meias e o polo Amor estão à venda. Pode encontrá-los no site da marca e em cinco lojas selecionadas (Colombo, NorteShopping, Oeiras Parque, Alma Shopping e Braga Parque) a partir dos 24,95€.

Carregue na galeria para ver todos os trajes que vão ser usados pela equipa portuguesa.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT