Moda

Transparências e brilhos são as grandes tendências deste Portugal Fashion

O evento, que termina a 18 de março, mostrou que das passarelas ao street style são estes os detalhes que dominam.
Fotografias de Portugal Fashion/Ugo Camera

O Portugal Fashion, cuja 52.ª edição está a decorrer no Porto de 14 a 18 de março, está mesmo a terminar e há algumas notas que podemos tomar sobre as tendências que vão dominar o mundo da moda nos próximos meses. Mesmo que as coleções apresentadas sejam de outono-inverno, as transparências e os brilhos foram constantes em quase todos os desfiles. Na assistência, o exemplo foi semelhante.

Contámos-lhe que nem a chuva intimidou o público e que o street style do evento teve muitas transparências, por vezes até acompanhadas de algum brilho. Foi possível ver vestidos, saias e blusas que deixavam pouco à imaginação e cujo interior dependia da ousadia de quem vestia as peças — que ia das cuecas de cintura subida às tangas reduzidas e mamilos desnudos.

Os brilhos ficaram sobretudo destinados aos acessórios, mas ainda assim destacaram-se os sapatos e botas de pedrarias, as carteiras cintilantes e os brincos XXL com muito brilho. Nem a maquilhagem escapou, com direito a sombras iridescentes e apliques de cristais.

Algumas criações mais ousadas.

Os estilos mais colegiais e misturas urbanas também foram recorrentes nos corredores desta edição do Portugal Fashion, que até combinavam bem com o ambiente da antiga garagem na Rua Latino Coelho, onde decorreram alguns dos desfiles. Ainda assim, as transparências e os brilhos, sozinhos ou em conjunto, estiveram em maior número.

Nas passarelas, por sua vez, podemos dizer que as texturas marcadas estiveram presentes em quase todos os desfiles, do tweed às peles e pêlo, sem esquecer a pelúcia. Tudo isto com mais ou menos cores misturadas. Ainda assim, as tendências realmente marcantes foram as transparências e os brilhos.

Embora se tratassem de coleções para outono-inverno, quase todos os criadores apostaram nas transparências. Mais discretas ou totalmente despudoradas, as criações de Susana Bettencourt, Pedro Pedro ou Marques Almeida não fugiram a esta tendência.

Por sua vez, os brilhos fizeram-se apresentar de diferentes maneiras. Em alguns casos sob a forma marcante de lantejoulas, lurex ou tecidos cintilantes, metalizados e refletores, noutros mais subtis pelo brilho das peles, acetinados ou impermeáveis ou até em detalhes como nos remates de algumas peças ou no calçado. Entre os criadores que apostaram nos brilhos estão nomes como Miguel Vieira, Diogo Miranda ou Nuno Miguel Ramos.

De notar ainda que todas estas tendências foram vistas tanto em homens como em mulheres, dentro e fora dos desfiles. Prova de que a moda ou as tendências são cada vez mais para todos.

Carregue na galeria para ver estas tendências espelhadas nos desfiles dos mais variados criadores e ainda no street style deste Portugal Fashion.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT