Moda

Vai poder saber tudo sobre as peças de roupa através de um QR Code

A Comissão Europeia aprovou a implementação desta tecnologia, para que os consumidores saibam o que estão a comprar.
Será algo assim.

Com a missão de conseguir uma maior transparência em toda a cadeia de valor, a União Europeia aprovou novas regras de economia circular. Uma delas é a implementação de um QR Code em todas as etiquetas de roupa. O objetivo? Obter todas as informações sobre a peça — desde a sua origem, ao trajeto que a fibra fez e qual o impacto que a produção tem no ambiente.

A aplicação da medida está prevista para 2025, mas poderá demorar um pouco mais. Embora a tecnologia seja acessível, implica a compilação de muitos dados por parte dos fabricantes, o que pode atrasar o processo.

Algumas marcas portuguesas, como a Pic.Cell já incluem esta tecnologia nas suas peças. E não são as únicas. Na última edição da feira Modtissimo, realizada no Porto, em setembro, uma das áreas dirigidas pelo Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário (CITEVE) estava reservada aos projetos be@t e iTechStyle Green Circle. Era lá que se encontravam quatro peças com um QR Code com diferentes informações sobre as propostas e os tecidos, como avança a CNN Portugal.

Ao aplicar estes dados em todas as peças de lojas da União Europeia, a comissão pretende “obter fibras e tecidos na Europa, em vez de importar de outros países” e o uso de um “número mínimo de fibras recicladas”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT