Moda

Vermelho é a cor do Natal: 33 vestidos para arrasar nos jantares das próximas semanas

É o tom mais popular da época natalícia e torna qualquer mulher mais sensual. A seleção da NiT inclui propostas para todos os gostos.
Conheça as opções que a vão convencer.

Quando o fim do ano se aproxima, o vermelho volta a assumir um lugar central nas preferências das mulheres. Da mesma forma que não pode faltar um clássico batom encarnado na carteira, oslooks que usamos nas festas da quadra também são pintados no mesmo tom. Trata-se de uma espécie fenómeno primário que, no mundo da moda, é conhecido como o efeito do vestido vermelho. Por ser uma cor associada à sensualidade, qualquer mulher que opte por uma peça nessa tonalidade torna-se logo mais poderosa e sedutora — seja num jantar de trabalho ou convívio com amigos.

Apesar da sua intensidade não agradar a toda a gente, uma das vantagens desta opção é que valoriza quase todos os tipos de pele. O que pode mudar, se a mulher for mais morena ou pálida, é a saturação do pigmento. Caso tenha uma pele mais branca, uma matiz mais alaranjada é a melhor aposta, enquanto um vermelho mais intenso se adapta na perfeição ao fenótipo português, normalmente mais escura. A regra é a mesma ao aplicar maquilhagem.

Nas palavras do designer Valentino Garavani, fã confesso da cor, “uma mulher vestida de vermelho está sempre magnífica; ela é, no meio da multidão, a imagem perfeita da heroína”. O designer italiano não só tornou a cor num marco do mundo da moda, como construiu o seu império em torno do icónico vermelho Valentino — designado em homenagem à sua marca homónima. Após o ícone de moda se ter afastado da direção criativa da marca, em 2008, este legado continua a ser a principal trademark na maison, devido à intemporalidade do tom.

Este legado da alta costura faz com que a tonalidade seja uma proposta de eleição durante todo o ano. Porém, no Natal, adequa-se às cores típicas da quadra festiva e, durante o Ano Novo, chama à atenção de uma forma que poucas cores conseguem. Uma vez que causa impacto imediato, os nossos olhos ficam arrebatados pela sensação de poder e de tentação emanada pelos coordenados que pintam as ruas (e as passarelas) com o tom. Podemos dizer que red is the new black.

Carregue na galeria para conhecer uma seleção de vestidos vermelhos que vai querer usar nos jantares e festas das próximas semanas.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT