Compras
ROCKWATTLET'S ROCK

Moda

Xadrez em todo o lado. 13 saias que seguem a tendência preppy (a partir de 4,99€)

Saído dos anos 90, o estilo continua mais atual do que nunca. Nem as celebridades resistem a estas peças.

Quem cresceu nos anos 90, recorda-se da dupla Cher Horowitz e Dionne Davenport, interpretadas por Alicia Silverstone e Stacey Dash, no filme de culto “Clueless”. Esta comédia romântica foi o sonho das fãs de moda graças aos conjuntos geométricos e meias até ao joelho.

Enquanto na longa-metragem vimos o lado mais preppy do xadrez, o padrão também evoca a irreverência do estilo punk. Na mesma década, quando a estilista Vivienne Westwood a reinterpretou repetidamente, nas suas coleções (ora em versões assimétricas, ora com vários padrões misturados), fez ainda mais sucesso.

É esta versatilidade que faz com que, após duas décadas, o estilo continue atual. Se o animal print tem liderado o guarda-roupa da meia estação, o estampado xadrez não tem ficado atrás: seja através do clássico tartan ou do romântico vichy, dos modelos midi ou das minissaias.

A verdade é que as peças com quadrados são cada vez mais frequentes nas coleções de várias marcas. Esta estação, por exemplo, fizeram parte das propostas de etiquetas como The Row, Bottega Veneta, Sacai, Miu Miu ou Burberry, sendo que esta última apostou nos looks em camadas com o xadrez em destaque.

Em alguns desfiles.

Podia ter ficado pelas passarelas, mas até as celebridades têm usado. Taylor Swift, por exemplo, usou uma minissaia aos quadrados de Alexa Chung para promover o seu último disco, “The Life of a Showgirl” e levou milhares de pessoas a pesquisar por modelos semelhantes. É o chamado efeito Swift. 

Este regresso não é uma coincidência, já que outras modas que remetem para o estilo colegial, como os polos de rugby, continuam a invadir os escaparates. Um regresso que se deve ao fator emocional: muitos adultos que cresceram nos anos 80 e 90 terão tido, pelo menos, uma destas peças no armário.

O que diferencia este estilo é a sua versatilidade — é que não existe uma única maneira de o usar. Podem ser o destaque do visual, com uma peça marcante, ou usados numa mistura divertida de padrões. Independentemente do caminho, são extremamente fáceis de conjugar.

Nos últimos tempos, temos visto estas propostas com camisolas finas ou malhas quentes, bem como cardigans por cima. Para um look descontraído, uma blusa de gola redonda, umas meias confortáveis e um par de mocassins ou de botas completa a fórmula.

A NiT mostra-lhe onde as pode encontrar atualmente. Carregue na galeria para conhecer as nossas sugestões.

ARTIGOS RECOMENDADOS