Moda

15 tops de croché para replicar os looks de Gabi em “Morangos com Açúcar” (desde 9€)

A personagem de Margarida Corceiro é popular pelas peças coloridas. Nesta estação pode ser conjugadas com camisas.
Gabi é a antagonista.

Assertiva, dominante e popular. Quando o público conhece Gabi Caiado, interpretada por Magui Corceiro, a antagonista da nova temporada de “Morangos com Açúcar” é apresentada no podcast de Kika (Beatriz Frazão) antes de dizer a primeira frase. Na verdade, não são necessárias muitas palavras para que os fãs da produção percebam que é a “rainha do colégio”.

Numa série em que as redes sociais — com muitas selfies, stories e likes, claro — marcam o compasso dos alunos, seria de prever que uma das jovens mais populares conheça o seu estilo. Sabemos que as palavras têm poder, segundo o saber popular, mas é também através da moda que a adolescente comunica e afirma a sua confiança.

No primeiro episódio, Gabi surge logo com o visual que, percebemos mais tarde, é uma espécie de assinatura. A personagem combina um par de jeans wideleg com um top croché com um padrão geométrico em tons de branco, azul e amarelo. Não tem medo de um pouco cor, portanto.

No fundo, os looks da personagem misturam várias tendências atuais. E, apesar das gravações terem decorrido entre o verão, o conjunto pensado para os dias mais quentes do ano pode ser facilmente adaptado à estação fria. Através da sobreposição de peças ou de uma manga comprida, dá para criar outras versões.

Populares entre as it girls dos anos 60, como Twiggy, este estampado é conhecido como granny squares (expressão que traduz, ironicamente, para “quadrados da avó”) e assemelham-se a rendas grossas. Em coletes ou blusas, começaram a popularizar-se entre a geração Z em 2021 e passaram de uma escolha antiquada a um símbolo moderno — no verão ou no inverno.

Já as calças que usa chegaram quando as adolescentes decidiram arrumar as skinny jeans. Começam por ser ligeiramente justas na cintura e alargam-se, de forma orgânica, até chegar à bainha. Na parte de baixo, destacam-se pela modelagem bastante ampla. Um retrato fiel daquilo que se está a usar nas escolas secundárias atualmente.

Ao lado das “duas escravas”, Pipa e Emília, saltam ainda à vista os acessórios escolhidos. Os apontamentos amarelos da parte de cima são recuperados para um colar maxi e uma carteira de tiracolo, ambas no mesmo tom vibrante. E não podiam faltar as sapatilhas brancas.

A protagonista com “as escravas”.

No sexto episódio, intitulada “Drama Queen”, volta a repetir a fórmula. Usa um look parecido quando discute com a madrasta, Jéssica, que também é professora de educação física na escola D. Sebastião. É um dos momentos mais intensos na relação entre as duas, quando a acusa de roubar a atenção do pai.

O top colorido, de corte cropped — outra opção recorrente — é feito com a mesma técnica, desta vez em roxo, amarelo e verde. Na zona das mangas, Gabi mostrou também que é fã de pequenos folhos. Se espera um visual em tons neutros, provavelmente não o encontra no armário da personagem de Margarida Corceiro.

As calças são agora substituídas por uns calções fluidos subidos, mas não o suficiente para esconder o umbigo exposto pela bainha assimétrica da parte de cima do look. A diferença é que, para esta peça, trocou o azul do denim por um modelo branco. Uma tonalidade que pode ser um grande desafio, como a NiT já lhe contou. Complementou-o com a mesma carteira amarela e o mesmo par de sneakers brancos.

Mais um outfit semelhante.

Da mesma forma que várias gerações foram marcadas pelas antigas nove temporadas de “Morangos com Açúcar”, exibidas entre 2003 e 2012, há milhares de adolescentes a reverem-se no novo lote de personalidades. A primeira impressão, como é habitual, é o seu gosto.

No caso de Margarida Corceiro, que já tem uma legião de seguidores — soma mais de 1,6 milhões de seguidores no Instagram —, as “atitudes desprezíveis” na série não impedem que seja um dos primeiros rostos para onde a nova geração dos chamados “Moranguitos”, no que ao estilo diz respeito. Ela segue as tendências e, quem vê, quer acompanhar.

Para a ajudar, a NiT reuniu uma seleção de peças semelhantes às que Gabi Caiado usa na primeira temporada da série para que os possa recriar. Carregue na galeria para ver onde pode comprar os modelos e os seus respetivos preços.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT