Moda

Zara está a ser acusada de copiar os jeans de um designer americano

Mike Amiri, estilista de Madonna e Kanye West, exige uma compensação de cerca de três milhões de dólares pelo plágio.
Marca fundada em 1974.

Em janeiro de 2019, Mike Amiri, um designer americano que já fez peças para Axl Rose, Steven Tyler, Madonna e Kanye West, lançou os jeans AMIRI MX2. A proposta, com um fecho nos joelhos e apontamentos em cabedal, tornou-se rapidamente num sucesso — e está à venda por 905€.

Esta quinta-feira, 23 de janeiro, o criador de 43 anos, anunciou que moveu um processo judicial contra a Zara por, alegadamente, ter imitado o modelo de calças de ganga, com o nome Combination Skinny Biker. Segundo Amiri, citado pelo jornal espanhol “El País“, “praticamente todos os aspetos diferenciadores destas calças pretendem imitar as minhas”.

À esquerda a versão original.

“Considerando o número infinito de maneiras pelas quais os jeans podiam ter sido criados, a única conclusão possível é que a Zara decidiu plagiar todos os detalhes do design de maneira consciente e intencional”, acrescentou.

Na acusação, o designer pede uma compensação de cerca de três milhões de dólares (cerca de 2,7 milhões de euros), que inclui danos à marca e honorários dos advogados contratados.

De acordo com o jornal espanhol, a Inditex, grupo que detém a Zara, ainda não se pronunciou sobre o assunto. Contudo, o modelo já não está disponível no site.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT