Moda

Pearlcore: saiba como usar esta tendência que vai dominar 2022

As pérolas há muito que deixaram de ser os acessórios preferidos das avós. A geração Z adotou-as e nunca foram tão cool.
Barbie Ferreira usou pérolas dos pés à cabeça na Met Gala.

Quando falamos em pérolas, a primeira coisa que muito provavelmente lhe vem à cabeça são os brincos ou o colar que a sua avó fazia questão de usar todos os dias. São consideradas um verdadeiro clássico, um estatuto que conquistaram há séculos. E esse é justamente o problema. São usadas há tanto tempo, que se foram transformando em algo que apenas as pessoas mais velhas usavam. No entanto, isso está a mudar. Recentemente, mais concretamente em 2021, a Geração Z decidiu que estas esferas de tom nacarado eram muito cool — e tornaram-se tendência.

Claro que isto não aconteceu por acaso. Muitos voltaram a usar pérolas por influência dos ídolos deste grupo de pessoas que nasceu entre 1996 e 2012. Nomes como Harry Styles ou Pharrel Williams, verdadeiros ícones de estilo, dois dos principais responsáveis pelo regresso das pérolas à ribalta. Aparecem agora conjugadas com peças de roupa  como camisas com golas com rendas, ou camisolas de estilo desportivo.

Harry Styles usou um colar de pérolas no programa de Ellen Degeneres.

Existem vários tipos de pérolas formadas por diferentes espécies de ostras. Contrariamente ao que muitos possam ainda pensar, não são pedras. São formadas pelas diversas camadas de secreções libertadas pelo molusco que vão endurecendo e ganham a forma arredondada após sofrerem algum tipo e irritação. Esta irritação pode acontecer de forma natural ou ser infligida e, por norma, demoram entre seis meses a cinco anos a formarem-se.

Estas gemas são relativamente raras, especialmente quando falamos das pérolas de água salgada — por norma mais valorizadas — e há séculos que são usados pela monarquia. E foi precisamente por terem ganho este status que a indústria da moda as decidiu adotar.

Como é sabido, o ciclo de tendências dos acessórios é feito de altos e baixos. Quer isto dizer que, eventualmente, também as pérolas caíram em desuso, até chegarmos ao início do século XX. Na altura, uma mulher que estava a revolucionar a indústria da moda — da qual já deve ter ouvido falar — Coco Chanel, decidiu transformá-las num símbolo de sofisticação. E conseguiu. Daí em diante tornaram-se num sinónimo de elegância e compostura, que não podia faltar nos pescoços das aristocratas.

A princesa Diana, em 1997, em Washington.

As pérolas, que no início do século eram um símbolo de status, passaram a ser sinónimo de avó e de cheiro a naftalina. Foi preciso chegarmos ao século XXI para que estas fossem reavivadas por marcas como Lanvin, Simone Rocha ou Céline, e ganhassem novamente o hype, que há muito haviam perdido.

Ainda que o seu índice de popularidade tivesse crescido, foi necessário o impulso de uma marca em particular para que chegassem à posição que atualmente ocupam: a Gucci. Pelas mãos do seu diretor criativo, Alessandro Michele, os anos 80 e o estilo avózinha tornaram-se cool.

De acordo com estudos relaizados pelo Pinterest, este ano, todas as pessoas, de todas as idades, vão adotar as pérolas — quer seja em casa, nas joias ou restantes acessórios. Na indústria da beleza as evidências de que vieram para ficar não podiam ser claras. Depois de se instalarem nas manicures, começaram a marcar presença em looks de maquilhagem apresentados das semanas de moda internacionais. Atualmente, até em séries como “Euphoria”, surgem em diferentes formas, aplicadas nos cantos dos olhos de algumas personagens.

Carteira ovo com corrente de pérolas da marca Simone Rocha.

No mundo da moda também existem. A marca Alice + Olivia já as inclui nas suas roupas, a marca portuguesa Alameda Turquesa também as acrescentou às suas carteiras e até mesmo a Ralph & Russo tem um vestido repleto destas pequenas contas. A melhor parte, é que, por estarem em toda a parte, podem ser acrescentadas ao seu look da forma que quiser. Além disso, funcionam em qualquer estilo. Quer seja minimalista, maximalista, ou algo entre estes dois, existe uma peça com pérolas perfeita para si. Tudo que tem a fazer é sair da sua ostra e usá-las.

Carregue na galeria e fique a conhecer várias formas de adotar esta tendência nas suas unhas. 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT