Moda

Quebre as regras: descubra como usar vestidos pretos no verão

Diz-se que os tom escuros devem ser evitados nas estações quentes. Porém, há muitas formas de se manter fiel ao look all black.
O preto pode ser uma cor feliz.

Com um vestido preto, nunca me comprometo. A expressão popularizada pela atriz Ivone Silva, sobre a cor mais democrática d a moda, continua a fazer sentido. E, durante a maior parte do ano, muitas pessoas usam-na como lema. Porém, chegado o verão, o tom acabada por ficar perdido entre mitos e tendências. Afinal, podemos usar preto no verão?

As cores escuras acabam por ser excluídas de forma quase automática na estação quente devido à absorção do calor e os coordenados pretos acabam por ser postos de lado. Além disso, há também o fator tendência, que costuma ser uma ameaça à intemporalidade.

“As estações principais, o verão e o inverno, apresentam uma tendência de cor constante”, explica à NiT a stylist Patrícia Pereira. Além da predisposição natural, que acontece todos os anos para os tons mais claros durante as estações quentes, os tons que estão na moda em determinado momento acabam por exercer a sua influência. “Este verão, temos a explosão da cor e o color block. E com esta explosão de cor a primeira coisa que qualquer uma de nós pensa é que o preto está excluído.”

O ponto de partida para a desconstrução desta percepção em relação às cores escuras é a matéria-prima. Não há nada que determine tanto a forma como o nosso corpo se relaciona com uma peça de roupa como o seu tecido. Uma das formas de evitar o sobreaquecimento é escolher opções mais leves como o linho, a seda e o algodão. A otimização do preto, segundo Patrícia, passa precisamente pela escolha de um modelo em linho, por exemplo.

Aliar tecidos frescos a um design que também brinque com a silhueta é a receita para o sucesso. “Há uma potencialização que desmistifica a questão do aquecer. Se o vestido preto é para ser usado à noite, que fica lindo com a pele dourada, pode escolher um modelo sem costas — como os slip dresses — que são super sexy. E conseguimos encontrar a elegância e a segurança que o preto nos dá”, acrescenta. Os ombros descobertos e as aberturas laterais nas pernas contribuem para manter as peças frescas.

Encontrar um vestido preto e fresco é uma tarefa (bem) mais fácil este verão. De acordo com a stylist, a tendência dos cut-outs, e a forma como os recortes estratégicos deixam a pele mais visível, podem ajudar a construir visuais de verão confortáveis: “Fica  tanta pele exposta que a quantidade de tecido no corpo acaba por ficar minimizada”.

Há lugar para o preto este verão?

Quem não gosta de usar cobres vibrantes, pode considerar que os seus look não serão trendy. Entre tantas pessoas que envergam roupas coloridas, a expressão “ovelha negra” ganha outro significado. Porém, existem soluções. Um coordenado totalmente preto pode ser conjugado com muitos acessórios dourados, que estão em voga, ou acrescentando elementos mais experimentais.

 A simplicidade do vestido preto é sempre uma mais-valia, mesmo que as regras ditem o contrário. O truque é não se limitar à previsibilidade: “A moda, ao longo dos anos, mudou e, graças à pandemia Covid-19, tornou-se descomplicada. Tudo passou a ser permitido”, considera a stylist.

Usar um look total em preto, ou seja, completamente monocromático, cria a ilusão visual de ser mais alta do que realmente é. É um fenómeno que acontece com qualquer outra cor, mas o preto, soma um efeito aparentemente adelgaçante à equação. Esta não é a única opção.

Outra forma de relacionar o gosto pelo vestuário escuro com o espírito deste verão são os estampados. A estilista sublinha que os padrões inspirados em África, com todos os ocres e os castanhos, são uma forma de ter sempre apontamentos em preto sem ter de optar pelo look total.

Fora ou dentro das tendências, a cor resiste. E nos dias mais quentes do ano, é sempre possível adotar estratégias para a continuar a usar. E, no meio disto tudo, pode adaptar o tom ao seu estilo individual. Afinal, um vestido preto nunca compromete — mesmo sob um sol intenso.

Carregue na galeria para descobrir uma seleção de vestidos pretos que pode usar este verão.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT