Ter em casa peças de decoração ou de mobiliário com uma história para contar é algo que muitos prezam. O desgaste e as marcas são um símbolo do tempo que o objeto viveu e das pessoas que se cruzaram com ele, acrescentando-lhe riqueza e história. Com o objetivo de produzir peças que correspondam a estes requisitos, a re.sk8 usa madeira descartada e pedaços de skate antigos em criações surpreendentes.
Francisco Varela, de 37 anos, é a mente por trás do projeto. No entanto, antes de o lançar em 2021, ainda passou por outro negócio focado em capas de telemóvel personalizáveis feitas de madeira. “Trabalhávamos com alguns clubes desportivos e vendemos para o grande retalho”, conta.
A re.sk8 começou a ser delineada com a aposta em produtos de pequena escala, como porta-chaves, mas a dimensão das ideias não parou de crescer. “Com a pandemia, o mercado mudou completamente e tive tempo para desenvolver um negócio que é o meu foco. A escala começou a aumentar e começámos a produzir mobiliário”, continua Francisco.
“O gosto pela madeira nasceu das minhas bases na arquitetura. Sempre fui apaixonado pela construção com a utilização de madeira, ferro e betão”, explica. Ao mesmo tempo, praticou skate e faz bodyboard, duas modalidades que inspiram o trabalho que faz. Os produtos que existem atualmente no mercado são feitos a um nível industrial, então o fundador decidiu usar o trabalho manual da madeira para dar um novo olhar aos seus produtos.
As madeiras vêm de uma carpintaria, com a qual dividem o espaço, e que produz bastante desperdício. Relativamente às pranchas, foi estabelecida uma comunidade, com base na economia circular, que inclui um grupo com casas e parques de skate e a Liga Pro Skate, da qual o negócio é a marca oficial.
“Olhamos para essas matérias-primas e para a criação de peças únicas que têm um valor acrescentado pelo seu design e conceito”, sublinha. O conceito é focado na criação de produtos zero-waste, ou seja, através de um processo de produção sem qualquer desperdício.
Os skates são constituídos por um 7-plywood designado de Canadian Maple e, entre camadas, algumas folhas são coloridas. “Quando agrupamos muitos skates juntos, fazemos uma colagem de prensa e criamos um bloco de madeira. Através do bloco de madeira, é que começamos a criar peças”, explica. “Entre camadas, existem cores nas folhas. Isto tem a questão técnica, a nível de colagens, mas é sobretudo um aspeto estético”, explica Francisco Varela.
Dentro da marca, existem duas vertentes que passam pela criação de peças full-skate e outras a pedido exclusivo dos clientes, a partir de tábuas de skates partidas, por exemplo. A descoberta dos skates [dos clientes] permite não só dar-lhes um novo design, mas oferecer aos proprietários um novo olhar sobre os objetos. “Não me considero uma carpintaria, considero-me um atelier artístico”, conclui.
Os clientes podem também ver as peças à venda no site e, se desejarem alterar medidas ou detalhes, têm a oportunidade de ter um produto ajustado ao seu gosto. A aceitação, de acordo com o fundador, tem sido excelente para um projeto com um ano de existência.
Além do mobiliário, vendem decoração para a casa com peças de uma escala mais pequena, como as bases para copos, relógios de parede ou gadgets. Estes pequenos acessórios vão além das capas para o telemóvel do primeiro projeto e produzem também outros acessórios para smartphones, como as bases para os carregadores wireless.
Atualmente, a re.sk8 tem um novo desafio com a Associação Nacional de Surf — ficaram responsáveis por desenvolver os troféus para a Liga Meo do Surf. “Não só fazemos acessórios, home décor e mobiliário — o magnus opus da marca — e agora já estamos a fazer troféus, que nos dão a possibilidade de criar peças de design único”, conclui.
Com o objetivo deelevar o negócio ainda mais para o campo da arquitetura, Francisco está a fazer contactos com gabinetes que possam valorizar ainda mais o projeto. A presença na feira Maison & Objet, em Paris, é um dos objetivos. “Está numa fase inicial, mas ainda tem muito mais potencial”, conclui.
Carregue na galeria para conhecer alguns dos produtos mais vendidos da re.sk8 e os respetivos preços.