Após quase 15 anos à frente de uma marca de roupa própria, Nuno Paulo e Joana Mateus sentiram que estavam estagnados. “Já não havia aquele estímulo. É complicado estar sempre na fase do namoro”, começa por contar o casal à NiT, sobre o projeto que viria a fechar no início deste ano. Porém, já tinham outros planos em vista.
Os empreendedores — ele farmacêutico, ela psicóloga — mantinham o desejo de ter um negócio seu. Assumiram a missão de desenvolver um novo conceito, mais premium, e virado para o mercado internacional, com o objetivo de levar Portugal além-fronteiras.
O primeiro passo foi dado há cerca de um ano e meio, quando a dupla, de 44 e 43 anos, respetivamente, começou a pensar num nome que a expansão internacional. Surgiu, então, o acrónimo S.O.L.E. (que significa Style, Originality, Luxury e Elegance) ao qual acrescentaram o nome da capital portuguesa.
Virada para o resortwear (roupa de férias) de segmento alto, a marca inspira-se na “autenticidade e elegância mediterrânea” através de um guarda-roupa moderno. Cada coleção traz as cores, texturas e o estilo de vida do sul da Europa, com propostas intemporais que foram feitas para durar no armário.
“Somos apaixonados por Formentera e há mais de uma década e, todos os anos, visitamos as ilhas”, diz Nuno. “É muita praia e muito sol, mas também há um estilo muito próprio, com muita palha e muito linho. Foi essa a ideia que tentámos passar através do design.”
O linho é o grande protagonista dos conjuntos da primeira coleção, sendo associado a várias das cores características desta região, como o vermelho e o azul, ou aos padrões que vemos todos os anos nos destinos mais turísticos, como as riscas.

Começaram por apresentar a marca em feiras internacionais, em fevereiro, antes de colocar as propostas disponíveis em Portugal. Nuno e Joana tiveram reuniões com possíveis parceiros e, desde então, a etiqueta tem vindo a afirmar-se em várias partes do mundo, contando já com mais de 100 lojas clientes a revender estas propostas em países como Espanha, Itália, Grécia, Estados Unidos, entre outros.
Em março, chegou a vez da linha de estreia ser lançada em Portugal, a par da abertura da primeira concept store no centro comercial Amoreiras, em Lisboa. “A resposta do público internacional deu-nos certezas de que este projeto tinha tudo para correr bem no nosso País.”
Esta chegada ao solo nacional estava prevista desde o início. Afinal, é Lisboa que inspira uma grande parte da comunicação da S.O.L.E, seja através das imagens da campanha, captadas em várias ruas da cidade, ou dos vídeos que não se dedicam apenas a apresentar a roupa, mas a própria capital.
Lisboa vai continuar a inspirar os próximos lançamentos, sobretudo os de outono-inverno, como forma de fugir à sazonalidade do resortwear. “A próxima linha está fechada e vai ter um conceito mais citadino com todos os elementos da cidade, com padrões inspirados em azulejos, assim como muito verde, azul e preto”, contam.
Desenhadas e produzidas 100 por cento em Portugal, as peças também foram idealizadas para “ficar o melhor possível no corpo feminino”, refere Nuno. A S.O.L.E. conta com uma equipa de seis pessoas a trabalhar no desenvolvimento dos protótipos, entre costureiras e modelistas, “e todas têm um tipo de corpo diferente.”
Seja um top, um vestido ou um par de calças, o objetivo é que as peças fiquem bem em qualquer mulher. “Para quem experimenta as novidades, é esse o grande segredo. Há sempre um tamanho que vai assentar bem, só então é que o molde fica pronto para a produção.”
Com a internacionalização ainda em mente, Nuno e Joana querem entrar no mercado francês ainda este verão, sobretudo na zona da Costa Azul, e estrear-se no mercado nórdico. Nos próximos meses, vão estar em várias feiras de renome, em Copenhaga, para levar o estilo mediterrâneo para o norte da Europa.
E Portugal não vai ficar esquecido. Por cá, já têm presença no hotel Sublime Comporta, para chegar aos turistas “que querem levar algo de cá que não seja um íman de frigorífico” e vão continuar a desenvolver parcerias. “Vamos ser consistentes, desenvolver coleções cada vez maiores e ainda mais sustentáveis”, conclui.
A primeira coleção da S.O.L.E. Lisboa já está disponível no site da marca. Os preços variam entre os 65€ e os 230€.
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