Em torno de uma mesa discreta, numa sala mobilada a preceito, a The Tailor desenvolve o seu trabalho. Afinal, o atelier de alfaiataria feita à medida foi construído num pequeno e confortável apartamento. Situa-se no número 40C da Rua Braamcamp, em Lisboa, e cozy é um dos adjetivos que descreve o espaço. Os clientes sentem-se em casa no negócio de Bruno Guerreiro e Érico Ribeiro, os dois fundadores de um conceito acolhedor que abriu no mês de março.
O percurso dos dois anfitriões, que trabalham com moda e alfaiataria há mais de 20 anos, motivou-os a criar a sua própria marca. Queriam oferecer um serviço muito específico, focado no atendimento personalizado e no proporcionar de experiências. Contavam com uma grande carteira de clientes, mas recebem de igual forma os que vêm das redes sociais ou através do passa a palavra.
“A marca The Tailor surgiu porque nós sentimos que havia uma grande necessidade de cada cliente, de individualizar e personalizar cada peça que procura”, diz Bruno Guerreiro. “Neste projeto, podemos criar um fio condutor, desde as várias experiências que podemos proporcionar ao materializar peças customizáveis”.
Dos fatos às camisas e gravatas, tudo o que pertence ao guarda-roupa masculino é passível de ser personalizado com base num aconselhamento individual. Para manter este intimismo, o cliente é recebido de forma discreta para uma breve conversa. Entre questões e respostas, o processo permite que as necessidades e idealizações do consumidor se cumpram.
Uma vez que se posicionam como uma marca criteriosa, o rigor é o fio condutor. Seja na escolha dos tecidos à aposta nos adornos, todos os pormenores são pensados ao detalhe. O mais importante é que o cliente acompanhe o processo de perto. “Desde o dia em que o cliente se senta connosco até ao momento em que entregamos, são quatro semanas”, revela.

Odebate e troca de ideias pode acontecer com um copo de café a acompanhar. Se a pessoa preferir, o atendimento também inclui chá, vinho ou champagne. O importante é proporcionar ao consumidor cerca de duras horas em que a atenção está toda virada para os seus interesses de vestuário.
Numa outra divisão, existe um gabinete para experimentar a indumentária, onde os proprietários tiram as medidas, ajustam as peças e realizam as alterações necessárias. Mudam de localização, mas a atmosfera mantém-se igual no que diz respeito à afabilidade e à decoração digna de uma casa.
Embora os fatos sejam o motor do negócio, a oferta não se fica por aí. Há uma componente mais descontraída, que inclui T-shirts, casacos casuais, bermudas, calças cargo ou calções de banho. Decidiram, desde o início, que não queriam viver apenas de um tipo de artigos.
Na The Tailor há, inclusive, vestuário dedicado a um público feminino. E, embora o fato para o dia a dia esteja incluído, são os vestidos que mais despertam interesse, para ocasiões como uma noite, uma gala ou uma cerimónia especiais: “Temos algumas clientes mulheres e percebemos que este segmento era uma necessidade do mercado”.
Ao pensarem no projeto, sabiam que queriam valorizar o fabrico feito em Portugal. De facto, a maioria das peças são confecionadas em fábricas nacionais. Ainda assim, também têm fornecedores estrangeiros. Bruno destaca os tecidos e os sapatos italianos, assim como a swimwear espanhola.

“Quando as pessoas nos procuram, querem várias experiências. Percebemos que havia uma necessidade de fazer não só uma peça, mas o cuidado pós-venda”, avança. Por isso, criaram o serviço a que chamaram concierge, onde ajudam a cuidar dos modelos que fabricaram. Oferecem, por exemplo, cuidados de engomadoria e lavandaria. Outros clientes procuram os dois fundadores para que estes lhes organizem o próprio closet ou porque necessitam de arranjos de costura.
O negócio tem crescido tanto que já tem a sua própria linha de perfumes, indo além do vestuário. Desenvolvida em parceria com Toni Cabal, uma marca de perfumaria catalã, pensaram em fragrâncias que permitem ao cliente ter uma componente sensorial. A gama vai de encontro às sensações que os clientes procuram, sobretudo jovens que estão a começar a carreira ou homens de negócios.
Os preços de um fato por medida começam nos 790€ e podem atingir os 5 mil euros, dependendo da personalização. A marca lançou ainda uma loja online, onde os clientes podem fazer a marcação para serem recebidos no apartamento situado no número 40C da Rua Braamcamp, em Lisboa, ou comprar artigos como acessórios, fragrâncias e sapatos.
Carregue na galeria para conhecer melhor o espaço da The Tailor.