A praia da Costa Nova do Prado, mais conhecida como Costa Nova, na Ria de Aveiro, é uma zona tradicionalmente portuguesa com várias moradias coloridas e às riscas. Uma delas é o resultado de um transformação incrível que a colocou na rubrica da NiT Antes e Depois, onde mostramos a renovação de apartamentos ou moradias.
O dono (que não quer revelar o nome) pediu ao atelier Gavinho Architecture & Interiors para fazer uma remodelação total desta moradia, cujo projeto foi entregue à arquiteta Inês Gavinho Félix. A obra demorou oito meses e ficou concluída no final de agosto de 2016.
Não foi uma transformação fácil, uma vez que quando o atelier só conheceu a moradia quando ele já estava em “estado significativo de degradação, com problemas de humidade e com alguma necessidade de isolamento”.
“A intervenção teve uma ação profunda, desde a substituição integral da rede elétrica e canalização, à escolha criteriosa dos elementos decorativos. Como é uma casa de férias, houve a necessidade de redesenhar os espaços e dar-lhes uma vivência mais formal”, explica à NiT Inês Gavinho.
O espaço tem uma área total de 120 metros quadrados e manteve as mesmas assoalhadas (continua um T3). A maior mudança estrutural feita nesta casa foi na cozinha e na sala. A parede que dividia as duas assoalhadas foi derrubada para passar a ser uma área comum. No jardim, a piscina coberta aquecida também foi acrescentada ao espaço e é a estrela do projeto. Um investimento que faz todo o sentido numa casa de férias.
Como a arquiteta explica, esta foi uma reabilitação “cirúrgica”, tanto no que diz respeito aos acabamentos, como na distribuição funcional do imóvel
Quanto aos materiais, os pavimentos foram revestidos a microcimento branco brilho no interior e a microcimento branco mate no exterior e a gesso cartonado nas paredes interiores, fachadas e tetos. A decoração foi também assumida por Inês que quis “criar um elo cultural entre o icónico grafismo dos palheiros da Costa Nova, Ria de Aveiro, e a sua interpretação moderna aplicada a um apartamento.” O resultado foi uma decoração em branco, moderna e com peças desenhadas e produzidas pela Gavinho ou de marcas italianas, como a Minotti.
“O espaço ditou as soluções, mas quisemos criar um elo cultural entre o icónico grafismo dos palheiros da Costa Nova, Ria de Aveiro e a sua interpretação moderna aplicada a um apartamento. Imaginou-se um apartamento amplo, prático, de soluções simples. De ambiente neutro e uniforme, para dar protagonismo a determinadas peças, cores, mobiliário e arte”, acrescenta.
O atelier não quis, porém, revelar os valores da remodelação e da decoração. Carregue na imagem para ver o resultado do antes e depois da transformação.