Lojas e marcas

Un Temps Pour Elle: a nova loja lisboeta de carteiras feitas com pele da Hermès

Através do serviço de personalização, um modelo pode ganhar várias versões diferentes. Abriu a 1 de novembro.
A loja tem exclusividade da Lolo Chatenay em Portugal.

Para quem não resiste a carteiras, entrar numa loja e trazer apenas uma opção é um verdadeiro desafio. Ao passear pelos corredores, vão-se somando vários modelos que cumprem com os requisitos e parecem fazer falta na nossa coleção. Na recém-inaugurada Un Temps Pour Elle, que abriu portas no Chiado a 1 de novembro, a história é outra. Como pode personalizar os artigos do luxo, através da mesma base, pode “fica com duas ou até quatro carteiras”.

A ideia chegou a Portugal através das amigas Nadine Filipe, 55 anos, e Sylvia Ferreira, 48, duas portuguesas nascidas em França. Conheceram-se em Portugal há cerca de um ano, através dos maridos, e sentiram logo uma ligação. A partir desta conexão, surgiu também o desejo de apostarem num projeto diferente.

“Vivia em Paris, fui viver cinco anos para Genebra em 2014, e acabei por regressar para Portugal porque o meu marido tinha um negócio aqui, na área do imobiliário”, conta à NiT Nadine, que trabalhou num banco durante vários anos. A carreira de Sylvia, por sua vez, oscilava entre a contabilidade e o seu trabalho como personal trainer, até ter regressado a Portugal em 2016.

Juntas, decidiram desenvolver a Un Temps Pour Elle, que representa em exclusivo a etiqueta gaulesa Lolo Chatenay no País. “Conheci a marca quando ainda estava em França, entrei em contacto com eles e decidiram dar-nos a exclusividade em Portugal. Aproveitámos logo a oportunidade para dinamizar o conceito em Portugal”, adianta a antiga banqueira.

As carteiras, feitas à mão, são trabalhadas com pele proveniente dos excedentes da Hermès, devido ao contacto que as sócias mantêm com a casa de luxo francesa. Os modelos da Lolo Chatenay são desenhados por uma dupla de mãe filha na cidade francesa de Lyon. De seguida, são fabricadas por artesãos da Hermès e os acabamentos são trabalhados pelas mãos de artesãos no Porto.

Além das malas completas, o cliente pode comprar elementos como as alças e abas reversíveis à parte. Tudo pode ser personalizado, basta comprar uma carteira como base e modificar consoante o uso que lhe vai dar, seja através de texturas, cores, padrões ou materiais, como a pele e o pelo. Uma carteira com uma aba de mão também pode transformar-se num modelo de ombro, por exemplo.

“Se correr bem, gostávamos de trabalhar na aba com materiais que representam o País, como a cortiça”, acrescenta Nadine, que sublinha que “os modelos podem ser comparados aos designs da Dior ou da Hermès”.

Outra vantagem passa pela possibilidade, caso a mala se estrague, do produto ser mandado de volta para os artesãos, de forma a ser remediada ou para que possa ser feita uma nova. “Os valores são acima da média, mas é um artigo de luxo, feito de pele e de uma marca de luxo”, referem. Os valores podem variar entre os 200 e os 800 euros.

A pequena coleção continua a aumentar e, em janeiro, chegam mais opções. A oferta está disponível no número 14 da rua da Misericórdia, o primeiro espaço que encontraram. “O Chiado é uma zona muito turística, mas a rua ficou para trás há vários anos e estão a tentar dinamizar o espaço”, diz Nadine. “Estamos a aproveitar para trazer mais marcas e dinamizar o centro”

A decoração reflete a identidade da marca que representam, com um foco na madeira clara mesclada com tons de branco e bege. As linhas mais claras contrastam com o uso do bordô, que sobressai através das peças feitas com alcatifa. “O Chiado é a nossa zona de eleição, mas durante o ano vamos vendo todas as opções que podem surgir”.

Apesar do foco nos artigos da Lolo Chatenay, as duas amigas não querem reduzir o negócio ao stock da marca. Nesse sentido, estão a produzir uma marca própria, com o nome atribuído à loja, com carteiras portuguesas. A primeira coleção já está a ser trabalhada e vai ser apresentada na mesma loja.

A Lolo Chatenay ainda não tem site, mas pode visitar a loja de segunda-feira a sábado, das 11 às 19 horas. Carregue na galeria para ver um pouco mais do que pode encontrar na Un Temps Pour Elle.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT