Televisão

Fábio Porchat tem um talk show

O humorista brasileiro estreou dia 24 um programa com o seu nome na rede Record.

Chama-se “Programa do Porchat”, nome pouco original, mas até podia chamar-se apenas “Fábio” que veríamos na mesma.

Fábio Porchat, a estrela do coletivo “Porta dos Fundos”, criado em 2012 e que rapidamente alcançou milhões de visualizações (e que teve uma passagem pela televisão portuguesa através da Fox, em 2015), saltou da Internet para a televisão, a solo, despedindo-se do grupo com um sketch sobre o facto de ninguém ligar muito à TV Record.

O humorista parece ter nascido para apresentar talk shows. No primeiro programa, disponível na totalidade no YouTube (mas não se habitue, foi só o primeiro), Porchat explica aos jovens como é que o podem ver na televisão. “É tipo um tablet gigante?”, pergunta uma rapariga, enquanto outra tenta passar a imagem tocando no ecrã. Mas a juventude rapidamente perde o interesse quando percebe que o programa só passa à meia noite, no canal Record, e que não o poderão ver quando quiserem.

Estes sketches funcionam como uma espécie de separadores do talk show que tem uma estrutura bastante clássica: monólogo inicial seguido de entrevistas a convidados que ficam sentados num sofá… roxo. Tal como a cortina. E o chão. E o cenário. E as gravatas da banda residente do programa, os “Pedra Letícia”. Ou talvez sejam avermelhadas.

A primeira convidada do programa foi Sasha Meneghel Szafir, filha da Xuxa, na sua primeira entrevista televisiva. Antes da conversa é introduzido um sketch de humor. E é esta a grande diferença do talk show do humorista: não esquece as raízes comediantes.

À semelhança de programas como o “The Tonight Show starring Jimmy Fallon”, também Porchat faz alguns jogos com os seus convidados. E não podia faltar o sidekick, que neste caso acabam por ser dois — Paulo Vieira, uma espécie de repórter, e o vocalista da banda residente.

Tal como os americanos Conan O’Brien e Ellen DeGeneres, Porchat também faz publicidade a alguns produtos durante o programa (afinal, é preciso fazer dinheiro).

Fábio Porchat de Assis nasceu em 1983 em São Paulo, Brasil, onde viveu até aos 19 anos. Foi no programa do Jô Soares, em 2002, que mostrou um sketch de sua autoria e que decidiu seguir a carreira de ator.

Em Portugal o “Programa do Porchat” dá na TV Record de segunda a quinta às 23h.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT