Quando chegou aos cinemas em 2019, “1917” impressionou por ser um dos poucos filmes feitos em apenas uma sequência contínua, à semelhança do vencedor do Óscar uns anos antes, “Birdman”. Apesar de não ser, naturalmente, gravado num só take, a produção levou o detalhe ao extremo para que a imagem final aparentasse nunca ter qualquer corte na ação. Um feito que foi aplaudido e deu origem a inúmeros prémios.
O filme de Sam Mendes brilhou nas categorias técnicas e conquistou três estatuetas. E se já podia ser visto na Prime Video, este que é considerado um dos melhores filmes de guerra de sempre chega agora ao catálogo da Max esta terça-feira, 3 de dezembro.
Trata-se de uma história de guerra inspirada no relato do avô de Sam Mendes, que durante a infância lhe transmitiu as suas experiências durante a Primeira Guerra Mundial. Não é uma epopeia dramática com uma perspetiva global sobre o primeiro grande conflito mundial. Em vez disso, foca-se num episódio — fictício — muito particular, na frente ocidental da guerra, em França, durante um longo dia de primavera.
Na história, dois soldados britânicos, os cabos Blake (Dean-Charles Chapman) e Schofield (George MacKay), têm como missão entregar uma ordem de um general a outro pelotão de combate, liderado pelo coronel MacKenzie, que está a algumas horas de distância. Os alemães retiraram as suas tropas do território e o oficial prepara-se para atacar em força o exército germânico. O que ele não sabe é que a retirada estratégica foi uma armadilha e, portanto, há 1600 soldados britânicos que irão perder a vida caso MacKenzie avance com os seus planos. Um dos 1600 é o irmão mais velho de Blake.
As ordens do general Erinmore, que os cabos protagonistas têm de entregar, explicam os planos alemães e ordenam a MacKenzie para que não avance com o ataque. Só que para chegarem até lá vão ter de atravessar um território perigoso, que até há muito pouco tempo era ocupado pelos alemães, que tem armadilhas montadas e vários perigos.
O filme foi nomeado a dez Óscares e foi vencedor em três categorias: Melhor Cinematografia, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Mixagem de Som. Também venceu os Globos de Ouro de Melhor Filme de Drama e Melhor Realizador.
No agregador Rotten Tomatoes conta com percentagens de 88 por cento, atribuídas tanto pelo público como pelos críticos. Já no site IMDb é considerado um dos melhores filmes da história, ocupando a 122.ª posição do top 250. Também foi um sucesso comercial: com um orçamento de 85 milhões de euros, conseguiu arrecadar 370 milhões.
Carregue na galeria e conheça algumas das séries e temporadas que estreiam em dezembro nas plataformas de streaming e canais de televisão.