Cinema

7 filmes imperdíveis para ver no festival de cinema LEFFEST

Arranca esta quarta-feira, 10 de novembro, e prolonga-se até dia 21. Este ano há uma grande homenagem à cultura cigana.
"Mães Paralelas" é o novo de Penélope Cruz.

O LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival arranca esta quarta-feira, 10 de novembro, e prolonga-se até dia 21 em diversos locais. Vai poder ver filmes e participar em eventos paralelos no Teatro Tivoli BBVA, Teatro Nacional D. Maria II e Cinema Medeia Nimas, em Lisboa; no Centro Olga Cadaval e MU.SA, em Sintra; e no NorteShopping, em Matosinhos, naquela que é a primeira extensão do festival à zona do Grande Porto.

Um dos grandes destaques da programação deste ano é uma celebração à cultura rom — que engloba os povos ciganos, sintis, manouches, yeniche e caló. “​​Não podemos ignorar o facto de que a memória dos povos roma foi e continua a ser atravessada por uma longa história de discriminação, segregação e genocídio. Foi também nesse solo ensanguentado que floresceram e continuam a florescer infinitas expressões artísticas que, em pleno século XXI, ainda não são devidamente reconhecidas nem divulgadas como por inteiro o merecem”, descreve o LEFFEST.

E acrescenta: “Pelo contrário, em vez de avançarmos para um reconhecimento igualitário, vemos que o ódio xenófobo está de novo a tomar conta do discurso político, ao ponto de se tornar mesmo um argumento eleitoral. Alarmados por este contexto, no LEFFEST propomo-nos a contrariar este movimento e inverter o discurso. Queremos difundir e aprofundar o conhecimento sobre o povo roma e sobre as suas manifestações culturais, que, durante séculos e até aos dias de hoje, têm alimentado, influenciado e enriquecido a chamada cultura europeia”.

A programação inclui uma retrospetiva de Tony Gatlif, filmes de Emir Kusturica, de Katariina Lillqvis ou Peter Nestler, além de trabalhos da jovem cineasta portuguesa Leonor Teles, entre muitos outros. Além disso, estão agendados cinco debates sobre esta temática: “Do Al-Andaluz à “Gran Redada” em 1749”; “O genocídio dos Rom durante a Segunda Grande Guerra”; “Flamenco: Herança e perseguição”; “Ser Artista, Mulher e Rom” e “A situação actual da comunidade cigana em Portugal”.

Vai haver ainda concertos de músicos ligados à cultura cigana. Emir Kusturica & The No Smoking Orchestra, Diego El Gavi, Mónika Lakatos, Taraf de Caliu, o trio de Josemi Carmona e Ricardo Ribeiro são alguns dos que vão atuar no âmbito deste ciclo especial — que inclui ainda uma exposição da pintora e escritora Ceija Stojka.

Além disso, vale a pena realçar a sessão com os convidados Michael, Dolores e Carmen Chaplin. São, respetivamente, filho e netas de Charlie Chaplin. Os três estão a preparar o documentário “A Man of the World”, sobre as raízes rom da lenda do cinema.

Conte também com retrospetivas centradas nos trabalhos de Cristi Puiu, Ryûsuke Hamaguchi, Jane Campion, Maria Speth, Mike Dibb, Romeo Castellucci e Rodrigo Areias. Há um ciclo especial dedicado à revelação Henrique Pina, outro centrado no tema “A Morte de Deus”.

Conheça a programação completa no site do LEFFEST. O preço dos bilhetes varia consoante as sessões — consulte as condições na página do festival. A NiT selecionou sete filmes novos imperdíveis para ver no evento. Carregue na galeria para os conhecer.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT