Cinema

A nova app portuguesa que funciona como um Tinder para casais cinéfilos

"Desliza para o teu próximo filme" é conceito da aplicação que pretende juntar solteiros com base nos seus filmes favoritos.

As plataformas de streaming vieram mudar a forma como consumimos séries, documentários ou filmes. Uma maravilha tecnológica que teve um efeito colateral surpreendente: o catálogo demasiado recheado torna mais difícil escolhermos o que queremos ver a seguir — especialmente se não estiver sozinho. Mas não se preocupe. A 1 de outubro, chegou ao mercado uma aplicação que quer ajudar os casais ou grupo de amigos a escolherem o filme para verem numa noite especial. 

Flash Match é uma aplicação criada por João Veloso, de 23 anos, que estuda Engenharia Informática, na Universidade Nova de Lisboa. O português foi buscar a base de dados de filmes do IMDb para ajudar a escolher o conteúdo. “A ideia surgiu no Reddit, com um utilizador a sugerir se alguém estaria interessado em desenvolver uma aplicação do género”, conta João à NiT. 

Em conjunto com Rita Rebelo, de 22 anos, colega da universidade, aproveitaram a ideia e criaram a aplicação para o projeto final do curso. O processo demorou cerca de três dias, porque já tinham como base “uma tecnologia avançada” que lhes permitia fazer as ligações e tornar o processo mais simples. “O projeto começou quase como uma brincadeira, mas se continuar a crescer e a correr bem, se calhar pode compensar o nosso trabalho e o investimento que tivemos que fazer”, revela. 

Ainda que a ideia principal da aplicação seja ajudar a escolher um filme, “é também uma forma engraçada de nos divertirmos com os nossos amigos ou resolver as discussões que temos de vez em quando com as nossas namoradas ou namorados sobre o que vamos ver em conjunto”, afirma. A aplicação dá algumas sugestões e cada utilizador pode ver quais é que são os seus gostos e as parecenças com as outras pessoas que estiverem a usar a aplicação. Porém, há também uma opção de jogo individual — se não souber o que ver, pode sempre jogar sozinho. 

Se gostar de um determinado filme terá que deslizar para a direita e se estiver a jogar com outro utilizador, esperar que ele faça o mesmo. Caso não goste do que lhe é apresentado, basta deslizar para a esquerda para seguir para a próxima opção. 

O conceito da aplicação pode fazer-lhe lembrar outra app. “Houve uma inspiração nessa aplicação [Tinder] e aproveitámos muito o swipe e a interface. Além disso, cada filme aparece só uma vez, mas também há uma opção de guardar um filme para ver mais tarde”. A partir desta ideia, construíram o conceito e lançaram a aplicação, já disponível para Android e iOS

Arranjar um nome para um projeto ou, neste caso, uma aplicação é sempre uma tarefa difícil. João diz mesmo que essa foi uma das questões mais debatidas. “Como o jogo é tão rápido, escolhemos as opções como se fosse um flash e daí surgiu o nome”. Ainda assim, existe a possibilidade de trocar o nome da aplicação mais tarde.

Com uma aplicação nova, podem surgir muitos problemas, mas também pode ser um sinal de que há um caminho a evoluir. Se há uns anos os filmes eram o produto de ficção das massas, as séries assumem cada vez mais protagonismo. Para acompanhar o mercado, a inclusão destas produções pode ser uma mais-valia para a app, pelo menos no ponto de vista do fundador. “À medida que a aplicação vai crescendo, é algo que podemos, seguramente, acrescentar e melhorar”.

Como o objetivo de expandir o projeto para outros países, a aplicação tem várias versões com outras línguas. “Como estamos no Reddit, temos usuários a contribuir, ou seja, está em inglês, alemão, polaco e francês”, conta. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT