Cinema

A nova comédia da Netflix tem um homem que não consegue sair do dia do seu aniversário

“Já Era Hora” está a ser um sucesso na plataforma de streaming. O protagonista é um workaholic que não aproveita a vida.
O filme estreou a 16 de março na Netflix.

No dia16 de março, que estreou na Netflix a comédia dramática italiana “Já Era Hora”. Realizada e co-escrita por Alessandro Aronadio, tem tido impacto junto dos espectadores portugueses — neste momento ocupa o terceiro lugar do top 10 de filmes da plataforma de streaming.

Esta é a história de Dante (Edoardo Leo), um homem prestes a completar 40 anos que se foca demasiado na sua carreira profissional e que parece ter cada vez menos tempo para tudo o resto. Ambiciona continuar a dar o litro durante mais uma década, para conseguir tornar-se rico quando chegar aos 50 anos — e finalmente poder ter tempo.

Só que, entretanto, Dante vai perdendo momentos importantes da sua vida, mas também os pequenos prazeres de que vale a pena desfrutar no dia a dia, além das horas em que deveria estar a descansar. 

Não tem tempo para nada — nem para tomar o pequeno-almoço preparado carinhosamente pela sua namorada, Alice (Barbara Ronchi), no dia do seu 40.º aniversário, nem para chegar a horas à festa que ela lhe preparou à noite, supostamente depois da hora de expediente.

Depois desse dia algo estranho começa a acontecer. Quando acorda na manhã seguinte, é novamente o dia do seu aniversário — neste caso, do seu 41.º ano de vida. Passou um ano inteiro e Dante nem deu conta, tão focado que estava no trabalho.

De repente, Alice aparece junto dele, grávida de quatro meses. Como é possível que Dante não se tenha apercebido de nada? O que se passou? No dia seguinte, quando acorda, já tem uma filha bebé a gatinhar — é o dia do seu 42.º aniversário. E assim sucessivamente.

Dante está, de forma inexplicável, a levar uma vida acelerada da qual não tem memórias nem controlo. Preso nestes saltos temporais de que aparentemente não consegue escapar, só lhe resta tentar adaptar-se ao contexto do dia seguinte — tentando manter a relação com Alice. Mas este processo vai fazer com que sofra perdas inesperadas, resultando em momentos mais dramáticos do que cómicos.

Segundo a crítica internacional, “Já Era Hora” tem alguns clichés. A grande moral, claro, consiste em mostrar aos workaholics que muitas vezes podem estar a desperdiçar o seu tempo e a negligenciar as suas famílias ou amigos próximos por não os terem como prioridade. O tempo passa a correr e, quase num piscar de olhos, um filho recém-nascido torna-se num adolescente. 

No elenco estão ainda nomes como Francesca Cavallin, Andrea Purgatori, Mario Sgueglia ou Massimo Wertmüller. O filme é uma adaptação de uma comédia australiana, “Long Short Story”. 

Carregue na galeria para conhecer outras novidades da Netflix (e de outras plataformas de streaming e canais de televisão).

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT