Cinema

“A Tragédia de Macbeth”: o novo filme que é um sério candidato aos Óscares

Denzel Washington e Frances McDormand recriam a icónica peça de William Shakespeare nesta história que pode ver no streaming.
Denzel Washington e Frances McDormand são protagonistas.

Juntos, e desde meados dos anos 80, os irmãos Joel e Ethan Coen fizeram filmes como “História de Gangsters”, “Barton Fink”, “Fargo”, “O Grande Lebowski”, “Este País Não é Para Velhos”, “Destruir Depois de Ler” ou “A Propósito de Llewyn Davis”, entre outros.

Desta vez, Joel Coen decidiu avançar para um projeto a solo — simplesmente porque era algo que não interessava ao irmão. Coen decidiu adaptar a icónica peça de teatro “A Tragédia de Macbeth”, de William Shakespeare, para um filme que estreou em Portugal esta sexta-feira, 14 de janeiro. Está disponível na plataforma de streaming Apple TV+.

A ideia surgiu pela primeira vez há alguns anos, quando Frances McDormand, atriz e mulher de Joel Coen, ia protagonizar a peça no teatro. McDormand sugeriu ao marido que fosse ele o responsável pela nova encenação. Joel Coen disse que só faria sentido se fosse uma adaptação cinematográfica.

A peça foi mesmo para a frente e estreou em 2016, sem Coen, mas a ideia de fazer um filme baseado nesta história permaneceu na mente do cineasta — que nunca tinha sido propriamente um estudioso de Shakespeare. Frances McDormand tornou-se, naturalmente, Lady MacBeth. E Denzel Washington foi escolhido para ser MacBeth.

A grande diferença em relação ao texto original — além da linguagem adaptada — tem a ver com a idade dos protagonistas. Aqui, no centro do enredo está um casal nos seus 60 anos, sem herdeiros. Consigo carregam todo o peso e dimensão que isso acarreta, mesmo que não tenham a ambição característica da juventude.

Filmado a preto e branco, é cinema com uma grande carga teatral. Afinal, por mais imponentes que sejam os cenários construídos por Stefan Dechant, são obviamente falsos. e o local de excelência para estas cenas se desenrolarem.

A narrativa passa-se na Escócia medieval. Banquo e o lorde de Glamis encontram três bruxas quando voltam do campo de batalha. As feiiticeiras profetizam que, um dia, Macbeth será o rei da Escócia. Mas, antes disso, será o lorde responsável por Cawdor. Quando esta parte se concretiza, Macbeth fica a pensar que o que aquelas bruxas lhe disseram poderá ter algum fundamento.

Lady Macbeth convence-o a lutar pelo trono. E pelo caminho fica um arrepiante rasto de cadáveres. O elenco inclui ainda nomes como Brendan Gleeson, Stephen Root, Alex Hassell, Bertie Carvel, Corey Hawkins e Harry Melling, entre outros.

“A Tragédia de Macbeth” é um sério candidato aos Óscares deste ano. Os nomeados vão ser revelados a 8 de fevereiro, enquanto a cerimónia de entrega dos prémios está marcada para 27 de março. O filme poderá ser um dos principais favoritos a categorias como Melhor Ator e Melhor Direção de Fotografia, ou mesmo Melhor Filme e Melhor Realização.

Carregue na galeria para conhecer outros dos principais candidatos aos Óscares deste ano.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT