Cinema

“Abaixo de Zero”: o thriller de ação que está a conquistar os portugueses na Netflix

O filme espanhol está em segundo lugar nas tendências da plataforma. Conta a história de uma carrinha de prisioneiros que é atacada.
O filme tem 1h46 de duração.

Chegou à Netflix na sexta-feira, 29 de janeiro, e bastou um fim de semana — em confinamento — para que chegasse ao segundo lugar das tendências da plataforma de streaming. Falamos de “Abaixo de Zero”, novo thriller de ação espanhol.

A Netflix tem servido para democratizar os filmes e séries não falados em inglês um pouco por todo o mundo — e em Portugal é notório o interesse por produções em espanhol, sobretudo desde que estrearam séries tão populares como “La Casa de Papel”.

Este novo filme, que foi realizado e co-escrito por Lluís Quílez, conta uma história simples mas recheada de tensão, mistério e suspense. O título “Abaixo de Zero” refere-se à temperatura, já que a narrativa acontece durante uma longa e dura noite de inverno.

Martin é o protagonista. Ele é um agente policial que acaba de ser transferido para uma nova posição, onde tem a missão de transportar prisioneiros. Com o seu novo parceiro, Montesinos, tem de conduzir a carrinha blindada para outra prisão durante a noite. Só que tudo vai correr terrivelmente mal no seu primeiro dia do novo trabalho.

O seu parceiro é um pouco bruto com os prisioneiros e não cumpre necessariamente todas as regras. Já Martin é completamente íntegro e cumpridor de todos os procedimentos. Eles estão em viagem por algumas estradas rurais quando a carrinha é atacada.

Lá dentro, transportam seis prisioneiros, com características distintas — e ninguém parece saber exatamente o que está a acontecer, embora um deles tenha o próprio plano de escapar do transporte.

A carrinha está a ser altamente atacada por um homem misterioso — e os seus objetivos só são revelados no clímax do filme. Até lá, os prisioneiros simplesmente estão esperançosos de que seja um velho amigo ou familiar que os tenha vindo libertar. Mas as intenções deste homem são mais sinistras do que isso.

A narrativa acompanha aqueles homens, que estão a tentar proteger-se dentro da carrinha, ao longo de toda uma noite de nevoeiro — e até chegar a manhã. O objetivo do enredo passa por suscitar a curiosidade dos espectadores: afinal, quem é aquele homem? Quais são os seus motivos para atacar a carrinha? Estará um dos prisioneiros por detrás de tudo isto?

Aos poucos vamos também conhecendo alguns pormenores sobre o passado dos prisioneiros — e um deles tem, inclusive, uma pequena ligação a Martin. Pelo meio há várias reviravoltas inesperadas. E Martin vai ter de perceber quem o quer ajudar e prejudicar naquela situação. Não vai poder confiar em toda a gente.

Em geral, o filme está a ser relativamente elogiado pela crítica internacional, que valoriza o tom misterioso e de suspense da história — embora critique alguns detalhes, acusando-os de serem ligeiramente exagerados e pouco realistas. Tem sido comparado, por alguns elementos do enredo, ao já clássico dos anos 90 “Con Air: Fortaleza Voadora” — embora a narrativa deste se centre num avião.

O elenco de “Abaixo de Zero” inclui nomes como Javier Gutiérrez, Karra Elejalde, Luis Callejo, Andrés Gertrúdix, Isak Férriz, Édgar Vittorino, Miquel Gelabert, Florin Opritescu, Àlex Monner e Patrick Criado, entre outros.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT