Cinema

Academia reúne de emergência esta sexta-feira para decidir o futuro de Will Smith

A demissão do ator como membro da organização permitiu acelerar o processo. Estão em aberto as várias consequências possíveis.
Will Smith agrediu Chris Rock.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que organiza os Óscares, tinha marcado a sua “reunião de emergência” relativa à agressão de Will Smith a Chris Rock para 18 de abril. Esta quarta-feira, dia 6, a organização decidiu antecipar a reunião para esta sexta-feira, dia 8. Vai acontecer ao final da tarde, na hora portuguesa, através da plataforma Zoom.

A demissão voluntária de Will Smith enquanto membro da Academia permitiu acelerar o processo. Em aberto estão várias opções: o ator poderá perder o Óscar de Melhor Ator que conquistou na mesma cerimónia, mas também ficar banido de futuras galas ou poder ficar impedido de ser nomeado no futuro.

Supostamente, Will Smith entrou em reabilitação para lidar com tudo aquilo que está a acontecer. Conheça as reações à agressão durante a gala, descubra se Will Smith pode perder o Óscar, veja o momento em que foi reconfortado por Denzel Washington e leia o artigo da NiT sobre os traumas do ator relacionados com a violência a que foi exposto na infância. 

Saiba também qual a doença autoimune de que sofre Jada Pinkett Smith, que originou a piada de Chris Rock, e leia as principais reações dos humoristas portugueses. Chris Rock já tinha feito piadas sobre os Smith nos Óscares de 2016. O comediante recusou apresentar queixa contra Will e a Academia condenou o incidente, dizendo que pondera avançar com outras consequências. A piada de Chris Rock não estava no guião do espetáculo. Saiba ainda como a relação tensa entre Will Smith e a mulher poderá ter contribuído para a agressão.

Jim Carrey também reagiu à agressão, alegando que Will Smith “deveria ter sido preso”. Ricky Gervais foi outro humorista, ator e apresentador que também reagiu ao momento. Jada Pinkett Smith quebrou o silêncio sobre a agressão nesta terça-feira. Conheça também as reações de outros humoristas norte-americanos.

Entretanto, Amy Schumer também reagiu ao que aconteceu, alegando estar “traumatizada”. Saiba como Chris Rock superou os traumas psicológicos para aprender a reagir à violência. O comediante também já reagiu ao que aconteceu. A Academia revelou que pediu a Will Smith para deixar a gala, mas que o ator recusou. Também foi divulgado o que Chris Rock disse à apresentadora Wanda Sykes após o incidente. Já Zoë Kravitz criticou Will Smith — e foi arrasada por causa da relação com o filho, Jaden. Jada Pinkett Smith riu-se depois de Chris Rock ser agredido — um novo vídeo captou esse momento de outro ângulo. O irmão de Chris Rock, Kenny, não acredita que o pedido de desculpas de Will Smith tenha sido genuíno.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT