Cinema

Acusações contra Alec Baldwin por homicídio involuntário foram retiradas

Em 2021, o ator foi acusado da morte de uma diretora de fotografia durante as gravações do filme “Rust”.
O ator tem 65 anos.

As acusações criminais contra Alec Baldwin no caso da morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins nas gravações do filme “Rust” — após um disparo fatal —, foram arquivadas. A confirmação foi dada pelos advogados do ator, que fora formalmente indiciado por homicídio involuntário pelas autoridades do Estado do Novo México, em janeiro de 2023.

“Estamos satisfeitos com a decisão de arquivar o caso contra Alec Baldwin e encorajamos uma investigação adequada dos factos e circunstâncias deste trágico acidente”, afirmaram Luke Nikas e Alex Spiro, advogados de Alec Baldwin, em declarações enviadas à ABC.

Ainda assim, “esta decisão não absolve Baldwin de culpabilidade criminal e as acusações podem ser reapresentadas”, acrescentam Kari Morrissey e Jason Lewis, os promotores do distrito de Santa Fé. “A nossa investigação de acompanhamento permanecerá ativa e em andamento.”

O incidente aconteceu em outubro de 2021. Baldwin matou acidentalmente Hutchins, de 42 anos, e feriu Joel Souza, realizador do filme que estava a gravar. Durante um ensaio, o ator disparou uma arma de adereço que, ao contrário do esperado, estava carregada. Apesar de ter sido transportada para o hospital de helicóptero, a vítima não resistiu aos ferimentos.

O artista afirmou que a arma disparou acidentalmente. Também disse repetidamente ter sido informado por membros da equipa de que a arma não estava carregada, além de insistir que não puxou o gatilho.

Em fevereiro, Alec Baldwin tinha-se declarado inocente de homicídio involuntário. Nessa data, concordou com os termos do tribunal em terminar as filmagens de “Rust” e ficar proibido de porte de armas ou de consumo de álcool.

Também a responsável de armas do filme, Hannah Gutierrez-Reed, viu retiradas as acusações de homicídio involuntário por parte dos promotores do Novo México. A decisão foi tomada esta quinta-feira, 20 de abril, no mesmo dia em que “Rust” voltou a ser gravado. Depois do anúncio, Alec Baldwin partilhou uma publicação no Instagram onde agradeceu o apoio à esposa, Hilaria Baldwin, e ao advogado. “Devo tudo a esta mulher (e a ti, Luke), escreveu.

Para ser considerado culpado, os promotores teriam de convencer um júri de que o ator havia agido com “negligência criminal”. Se condenado, poderia apanhar 18 meses de prisão.

Leia o artigo sobre a história de Halyna Hutchins e conheça a história do técnico de “Rust” que está em risco de perder o braço por causa de um incidente não relacionado — o ataque de uma aranha venenosa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT