Cinema

Nova prova científica: afinal, Jack podia mesmo ter sobrevivido em “Titanic”

O realizador James Cameron recriou a fatídica cena com a ajuda de cientistas e colocou duas pessoas em cima da porta, na água.
O momento foi épico e arrebatador.

Já passaram 25 anos desde a estreia de “Titanic”, mas o seu desfecho trágico continua a ser motivo de discórdia. Isto porque muitos fãs acreditam que os dois protagonistas, Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet), poderiam ter sobrevivido, em vez de apenas um deles.

A poucos dias do regresso do filme aos cinemas, numa versão remasterizada em 3D, 4K e HDR que vai poder ver nas salas nacionais a partir de 9 de fevereiro, James Cameron, o realizador, colocou a teoria à prova. Num excerto de um documentário para a National Greographic sobre a obra, o canadiano é visto a trabalhar com uma equipa de cientistas para recriar a cena e testar quatro cenários diferentes nos quais Jack também subia a bordo dos destroços.

Na primeira tentativa, “o Jack e a Rose são capazes de subir para a jangada mas agora estão ambos submersos em níveis perigosos de água gelada”, observa o profissional, aqui citado pelo “Entertainment Weekly”.

Em seguida, a equipa coloca ambos os atores na jangada, mas numa posição em que a parte superior do corpo — e órgãos vitais — fica fora da água, aumentando assim as suas hipóteses de sobreviver.

No teste final, os atores realizaram todas as ações até chegar à cena da porta, incluindo o momento em que Jack impede outro passageiro de usar Rose como proteção. Também foi adicionado um momento extra em que Rose dá um colete salva-vidas a Jack. Em suma, o realizador comenta que o último poderia ter sobrevivido, mas havia muitas variáveis. Conclui então que, no final, o personagem pensou que o melhor seria não fazer nada que colocasse a mulher em risco.

Realizado e escrito por James Cameron, “Titanic” conta a história de amor entre um rapaz pobre e uma rapariga da elite social que estão a bordo do famoso navio que fazia a travessia entre a Europa e os EUA, numa altura de fortes vagas de imigração. Como se sabe, o Titanic nunca chegou ao seu destino, depois de embater contra um icebergue.

O filme foi um estrondoso sucesso junto do público e da crítica, bem como no circuito dos prémios. Bateu o recorde ao conquistar 11 Óscares, incluindo o de Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Fotografia, Melhor Edição de Filme, Melhor Direção Artística, Melhor Figurino, Melhor Banda Sonora Original, Melhor Canção Original, Melhor Som, Melhor Edição de Efeitos Sonoros e Melhor Edição de Efeitos Visuais. Em 1997, teve a melhor estreia nos cinemas de sempre.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT