Cinema

Afinal, porque é que J.K. Rowling mal aparece na reunião de “Harry Potter”?

Apenas foram usadas imagens de arquivo da escritora que criou o universo mágico. Mas parece haver uma simples razão para isto.
Quase não aparece, mas há uma razão.

O ano começou da melhor forma possível para os fãs de “Harry Potter”. Este sábado, 1 de janeiro, estreou na HBO Max a reunião com vários membros do elenco que criou uma das sagas mais bem sucedidas de sempre. No entanto, faltou uma pessoa chave: J.K. Rowling. A partir dos vídeos que já tinham sido divulgados, ficamos quase a com certeza que a escritora não apareceria, mas o próprio especial dissipou todas as dúvidas.

A criadora da história foi convidada, mas a sua equipa achou que seria melhor se apenas fossem usadas imagens de arquivo de Joanne Rowling. Muitos podem considerar que a sua ausência pode ter sido influenciada pelos seus comentários transfóbicos, mas uma fonte próxima da escritora garante ao site “Entertainment Weekly” que isso não teve qualquer peso na decisão.

A escritora começou a ser alvo de críticas a 6 de junho de 2020, onde comentou no Twitter um artigo de opinião sobre “pessoas que menstruam”, algo que pareceu indigná-la. “Tenho a certeza que havia uma palavra para estas pessoas. Alguém me ajude. Wumben? Wimpund? Woomud?”, escreveu. Rowling queria, claro, escrever a palavra “women” (“mulheres” em inglês), esquecendo-se que homens transgénero também podem menstruar. Este foi apenas o primeiro de vários comentários considerados transfóbicos.

Os atores de “Harry Potter” não tardaram a reagir  ao tweet de J.K Rowling. O primeiro foi Daniel Radcliffe, o protagonista da saga Harry Potter: “Embora a Jo seja, sem dúvida alguma, pelo rumo que a minha vida tomou,  uma pessoa muito imporante para mim, sendo eu alguém que trabalha com o Trevor Project [organização LGBTQIA+] há quase uma década, sinto-me obrigado a dizer algo neste momento. Mulheres transgénero são mulheres”, refer num comunicado lançado pela associação. Emma Watson e Eddie Redmayne, protagonista de “Monstros Fantásticos”, uma nova saga do mesmo universo mágico, também se manifestaram.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT