Cinema

Afinal, qual é a doença de Jada Pinkett Smith, a mulher de Will Smith?

Há um motivo para a atriz ter a cabeça rapada — e que deu origem à famosa piada de Chris Rock durante os Óscares.
Will Smith e Jada Pinkett Smith na noite dos Óscares.

Apontando para Jada Pinkett Smith, o humorista Chris Rock brincou com o facto de a atriz estar sem cabelo e disse, como piada, que estava ansioso pela sequela de “G.I. Jane – Até ao Limite” — filme de 1997 dirigido por Ridley Scott sobre uma mulher de cabeça rapada que se torna uma militar de elite.

De seguida, Will Smith — marido de Jada Pinkett Smith — levantou-se, dirigiu-se ao palco e agrediu Chris Rock com um murro. Foi o momento mais chocante da noite dos Óscares, cuja 94.ª edição aconteceu na madrugada desta segunda-feira, 28 de março. Conheça todos os vencedores.

O que motivou Will Smith a adotar um comportamento agressivo terá a ver com a razão pela qual Jada Pinkett Smith está careca. A atriz de 50 anos sofre desde o ano passado com alopecia areata, uma doença autoimune que afeta o couro cabeludo. As pessoas com esta condição podem perder grandes partes do cabelo ou, em casos extremos e raros, o pelo noutras zonas do corpo.

É o único sintoma deste problema de saúde dermatológico, que pode ser genético e desencadeado por fatores como stress intenso, infeções, alterações hormonais ou mudança repentina da dieta, por exemplo. A alopecia areata não destrói os folículos — é possível ultrapassar o problema e voltar a ter cabelo sem necessidade de qualquer intervenção, mas também através do uso de cremes, champôs ou loções aplicadas localmente; ou em formulações injetadas diretamente nas peladas. Os casos mais severos podem ser tratados com medicação oral.

Porém, trata-se de uma patologia crónica, sem cura definitiva. Mesmo que quem sofre de alopecia areata possa voltar a ter todo o cabelo, é comum que, mais tarde, volte a ter peladas. Esta é uma doença relativamente vulgar. Estima-se que cerca de 2 por cento da população possa ter pelo menos um episódio ao longo da vida. Afeta sobretudo crianças, adolescentes e jovens adultos. Apesar de não provocar dor física, pode ter efeitos psicológicos consideráveis.

Jada Pinkett Smith revelou publicamente no ano passado que sofria desta condição autoimune. Como forma de lidar com ela, decidiu rapar todo o cabelo, partilhando essa decisão com os fãs nas redes sociais.

Conheça as reações à agressão, descubra se Will Smith pode perder o Óscar, veja o momento em que Will Smith é reconfortado por Denzel Washington e leia o artigo da NiT sobre os traumas do ator relacionados com a violência a que foi exposto na infância.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT