Cinema

Algarve vai ter cinema ao ar livre (gratuito) no meio de ruínas romanas

O evento prolonga-se durante três fins de semana de agosto. Há filmes ideais para todas as idades.
"Rainha do Deserto" é um dos filmes.

Milreu, em Estoi, foi escolhido para ser palco de um ciclo de cinema. O melhor daquele espaço, além do calor do Algarve, é o facto de as sessões de cinema decorrerem no meio de ruínas romanas. A iniciativa chama-se Cinema nas Ruínas e acontece durante todos os sábados de agosto.

A primeira sessão está marcada já para 14 de agosto, com o filme “Astérix — O Domínio dos Deuses”, que acaba por ir de encontro do ambiente envolvente, visto que a história se desenrola durante o império romano de Júlio César.

A Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg) explica que o principal objetivo deste ciclo de cinema é “proporcionar ao público novas experiências em torno do património e da arqueologia”. O projeto é o resultado de uma parceria entre a DRCAlg e a Cinemalua, uma associação cultural criada em fevereiro de 2020.

No sábado seguinte, a 21 de agosto, o filme escolhido foi “Rainha do Deserto”, protagonizado por Nicole Kidman, James Franco, Damian Lewis e Robert Pattinson, que retrata a vida de Gertrude Bell, uma escritora, arqueóloga, cartógrafa e política britânica do início do século XX. O filme realizado por Werner Herzog é uma adaptação de uma “história biográfica” de Georgina Howell.

O filme escolhido para a última sessão foi “Viagem em Itália”, uma produção de 1954, que acompanha a viagem de um casal por Itália, enquanto o seu relacionamento se deteriora, fenómeno causado pela crueldade e cinismo de ambos os parceiros. O filme foi realizado por Roberto Rosselini, e conta com Ingrid Bergman, George Sanders, Maria Mauban, entre outros, no elenco.

As ruínas romanas onde decorrerão as sessões “apresentam a descoberto um complexo edificado do século III, constituído por uma casa senhorial de grandes dimensões, as instalações agrícolas, um balneário e um templo”, informa a DRCAlg. Acrescenta ainda que a “área residencial, hoje visitável, aproveitou parte das construções da anterior villa e organiza-se em torno de um peristilo central — com 22 colunas — que rodeia um pátio aberto, com jardim e respetivo tanque de água”.

As sessões têm início às 21h30 e são gratuitas. Para se inscrever, só precisa de enviar um email (milreu@nullcultalg.gov.pt) com o filme que pretende ver.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT