Cinema

Anne Hathaway é a estrela de novo romance lamechas que aterrou no streaming

Em "The Idea of You", a atriz interpreta uma mãe de 40 anos que se apaixona por um vocalista de 24. Quando a relação se torna pública, ela é humilhada.
A crítica está a adorar.

Uma boy band que conquista o público com os seus looks e atuações. Esta história não é nova e acontece desde o tempo dos Beatles. Mais recentemente, os maiores fenómenos foram os One Direction e, agora, os BTS. Todos estes artistas inspiraram Robinne Lee a criar “The Idea of You”, o novo filme protagonizado por Anne Hathaway e pelo it-boy Nicholas Galitzine. Estreou esta quinta-feira, 2 de maio, na Prime Video.

Conta a história de Solène, uma mãe solteira de 40 anos que inicia um romance inesperado com Hayes Campbell (de 24), o vocalista da August Moon, a banda “mais requisitada do planeta”, descreve a sinopse. Quando a personagem de Anne Hathaway é forçada a acompanhar a sua filha adolescente ao festival de música Coachella, depois de o seu ex a ter abandonado à última da hora, tem um encontro casual com Hayes e assim surge uma faísca instantânea e inegável.

Apesar das semelhanças que possa haver — ambas têm cinco membros —, os August Moon não foram 100 por cento inspirados nos One Direction, revelou a criadora do filme em entrevista à revista “Vogue” em 2020. “Nunca falámos especificamente deles durante o processo, mas sim das boy bands no geral”, garante a autora da obra homónima publicada em 2017. “A comparação é mais uma coisa das redes sociais e não corresponde à realidade.”

Quando se estava a preparar para o papel, Galitzine, de 29 anos, garante que não se baseou em Harry Styles, dos One Direction. “Nunca fiz essa comparação. As pessoas é que gostam de a fazer”, disse à “Variety”. Este é um dos seus papéis mais relevantes da sua carreira até agora, mas o ator já protagonizou muitos outros filmes de sucesso, especialmente entre a geração Z: “Bottoms” e “Red, White & Royal Blue” são alguns dos exemplos.

Ao seu lado tem uma atriz mais experiente: Anne Hathaway. A sua carreira em Hollywood começou precisamente nas comédias românticas, com o lançamento de “Diários de uma Princesa”, em 2001. Seguiram-se várias outras produções dentro deste género, como “Ella Encantada”.

“Recebia muitos destes guiões quando estava na casa dos 20 anos. Durante os meus trintas comecei a focar-me mais na minha família, em ser mãe e em tentar perceber qual era o meu caminho enquanto atriz. Nem reparei que não me mandavam um destes argumentos há muito tempo”, contou ao Cinemablend.

A culpa, segundo a atriz, era da sua idade. À medida que foi envelhecendo, os produtores de Hollywood já não a viam a protagonizar uma comédia romântica. Antes de “The Idea of You”, a última romcom que fez foi “O Amor é o Melhor Remédio”, lançado em 2010 — quando tinha 28 anos.

“Seria vantajoso para a minha carreira se eu não me focasse tanto neste tipo de filmes, mas este é um género que desperta sempre algo em mim e isso aconteceu quando li o guião pela primeira vez. Eu sou orientada pela paixão e instinto”, acrescenta a atriz, que agora tem 41 anos.

Este é, acima de tudo, um papel muito pessoal para Hathaway, visto que se identifica especialmente com Solène. Apesar de não ser uma mãe solteira — Anne Hathaway é casada com o ator Adam Shulman desde 2012 —, faz de tudo pela filha, tal como a protagonista da longa-metragem. As suas personalidades também são semelhantes. “Ela é muito séria, mas também consegue ser engraçada, tal como eu”, referiu ao “USA Today”. 

Esta pode não ser a personagem “mais difícil” que interpretou — até porque não tem nenhum sotaque especial ou uma caracterização distinta — mas Solène é “muito familiar”, garante. “Reconheci muitos dos meus aspetos nela e também reconheci traços de mulheres que eu admiro e percebi logo que tinha de a interpretar.”

Embora seja uma comédia romântica, “The Idea of You” toca nalgumas questões mais pesadas, nomeadamente a misoginia que a protagonista enfrenta quando começa a aparecer nos tabloides ao lado de Hayes. “Queríamos criar conversas sobre a forma como nos sentimos no direito de criticar as mulheres e a forma como pensamos por elas em vez de as deixarmos terem as suas próprias experiências”, explica a vencedora de um Óscar.

A obra realizada por Michael Showalter está a ser muito elogiada pelos críticos e conta com uma avaliação de 82 por cento no Rotten Tomatoes. “‘The Idea of You’ é inteligente, enquanto ‘Tudo na Boa!’ [com Jennifer Lawrence] e ‘Todos Menos Tu’ [com Sydney Sweeney] são mais divertidos, mas depois destes três filmes, parece que a comédia romântica sexy está de volta”, escreveu o site “Decider”.

O resto do elenco é composto por Ella Rubin, Annie Mumolo, Reid Scott, Perry Mattfeld, Mathilda Gianopoulos, Jordan Aaron Hall, Raymond Cham Jr., entre outros.

Carregue na galeria para conhecer as outras novidades de maio no streaming.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT