A época dos prémios está ao rubro e foi precisamente durante o período crítico das votações dos membros da Academia de Cinema dos Estados Unidos que o caos se abateu sobre Los Angeles. O incêndio que teve início esta terça-feira, 7 de janeiro, ganhou proporções catastróficas e obrigou mesmo à mudança de calendário dos Óscares.
Originalmente agendado para 17 de janeiro, o anúncio dos nomeados foi adiado para dia 19. “Queremos dar as nossas mais profundas condolências a todos os afetados pelos efeitos do incêndio”, notou a Academia numa mensagem enviada por email aos associados. “Muitos dos nossos membros e colegas da indústria vivem e trabalham na zona. Os nossos pensamentos estão com eles.”
O período de votação dos quase dez mil membros da Academia arrancou esta quarta-feira e prolongar-se-ia até dia 12, data que foi agora alongada por mais dois dias. A cerimónia dos Óscares está marcada para 2 de março e será apresentada por Conan O’Brien.
Em três dias, as chamas já mataram cinco pessoas e desalojaram mais de 100 mil. Muitas casas de celebridades foram destruídas e o incêndio continua a ameaçar a região. Os últimos relatos falam de ameaças a ícones locais como o Passeio da Fama, o letreiro de Hollywood e o famoso palco ao ar livre da Hollywood Bowl.