Cinema

Aos 95 anos a atriz Gina Lollobrigida vai concorrer às eleições em Itália

A última vez que a estrela do cinema tentou fazer carreira na política foi em 1999, há mais de 20 anos.
A atriz é considerada uma estrela.

A lenda do cinema Gina Lollobrigida continua a surpreender. A atriz de 95 anos quer iniciar uma nova carreira, desta vez na política.  A diva italiana prepara-se para concorrer às eleições italianas, que têm lugar no dia 25 de setembro.

Gina Lollobrigida fazia parte do trio de italianas — juntamente com as compatriotas Sophia Loren (de 87 anos) e Claudia Cardinali (de 84 anos) — que conquistaram o meio cinematográfico dos Estados Unidos nos anos 50 e 60.  A atriz, cujo nome foi gravado no Passeio da Fama em Hollywood em 2018, justifica a candidatura afirmando que está “farta de políticos conflituosos”.

“Lutarei para que o povo decida, da saúde à justiça. A Itália está em má forma, quero fazer algo diferente, algo positivo”, afirmou Lollobrigida ao “Corriere della Sera”. A protagonista de “O Corcunda de Notre Dame” (1956) sublinhou ainda que está a esforçar-se para se tornar senadora pelo partido Itália Soberana e Popular (ISP), uma nova aliança política eurocética e anti-Mario-Draghi, que se opõe ao envio de armas para a Ucrânia.

Ao mesmo jornal, a atriz revelou que Mahatma Gandhi é a sua maior inspiração pela forma como viveu. E diz que foi “uma grande amiga” da antiga primeira-ministra da Índia, Indira Gandhi. “Era uma mulher extraordinária”.

A líder indiana foi também quem a levou a entrar na arena política em 1999, quando concorreu a um lugar no Parlamento Europeu, apesar de não ter sido eleita. “Foi uma experiência. Na vida podemos perder e podemos ganhar”, disse na altura. “Enquanto houver energia, utilizo-a para coisas importantes, especialmente para o meu país”, acrescentou.

O seu advogado, citado pelo jornal “El País”, explicou que a atriz, embora esteja bem, não participará pessoalmente nos comícios da campanha eleitoral devido à sua idade avançada. A candidata a senadora vai limitar-se a enviar comunicados e mensagens em vídeo.

Além do “O Corcunda de Notre Dame”, Gina Lollobrigida ficou conhecida pelos filmes “Salomão e a Rainha de Sabá” (1959) e “Come September” (1961), tendo sido considerada uma das melhores atrizes da sua era.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT