Cinema

Apesar das críticas, “Tenet” rendeu mais de 44 milhões no fim de semana de estreia

O filme de Christopher Nolan superou todas as expetativas. Os dados têm de ser analisados tendo em conta a pandemia.
"Tenet" é a exceção à regra.

Apesar de a grande maioria da crítica não aclamar “Tenet”, a mais recente produção de Christopher Nolan — o que faz com que a fasquia seja necessariamente muito alta —, o filme alcançou bons resultados no primeiro fim de semana desde a estreia.

Em todo o mundo, e sem contar com os EUA onde ainda não estreou, “Tenet” arrecadou cerca de 44,5 milhões de euros. As estimativas rondavam os 33,6 milhões de euros — tendo em conta que em muitos países os cinemas continuam a operar sob fortes restrições e há uma grande fatia do público que ainda não quis regressar às salas.

O filme estreou em 41 países, entre os quais Portugal. Em nove deles — apesar da pandemia — foi a melhor estreia de sempre de uma obra de Nolan. Em muitos outros territórios conseguiu bater outros projetos recentes do mesmo cineasta.

Na Arábia Saudita, “Tenet” bateu até o recorde de receitas de uma produção de Hollywood na estreia — o equivalente a 1,23 milhões de euros. A maior receita foi conseguida no Reino Unido, com seis milhões de euros. Em Portugal, foi visto por 38.367 espectadores, num total de 1.677 sessões. A receita bruta foi de 239.078,28 euros.

Este filme, que tem Robert Pattinson e John David Washington como protagonistas, foi gravado em sete países e tem um orçamento de cerca de 180 milhões de euros — Christopher Nolan chamou-lhe o seu projeto mais ambicioso de sempre.

O blockbuster foi apontado como uma das maiores esperanças para a retoma dos cinemas num mundo ainda a recuperar da pandemia (e das respetivas consequências sociais e económicas) e os bons resultados podem ser animadores para a indústria — e para outras grandes estreias que têm sido sucessivamente adiadas.

Leia também a crítica da NiT, saiba mais sobre a estrela em ascensão John David Washington (o filho de Denzel Washington) e descubra a história do irmão anónimo de Nolan que foi acusado de homicídio, tortura e rapto.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT