Dois meses após a estreia nos cinemas, “Joker: Loucura a Dois” chegou ao streaming, mais concretamente à Max, esta sexta-feira, 13 de dezembro. Apesar da antecipação inicial, o filme enfrentou uma onda de críticas negativas desde a estreia, o que teve impacto direto nas receitas de bilheteira, que ficou muito abaixo das expectativas.
O desempenho dececionante nos cinemas apressou a decisão de disponibilizar o filme nas plataformas de streaming, visto que, caso tivesse sido um sucesso, estaria em cena durante mais semanas antes de chegar ao serviço da HBO. No entanto, apesar das críticas maioritariamente negativas, foi o filme mais visto nos cinemas nacionais em outubro. Entre 3 e 31 de outubro, foi visto por 203 mil pessoas em Portugal.
Desde o lançamento, “Joker: Folie à Deux” arrecadou cerca de 200 milhões de euros em todo o mundo — um fracasso de bilheteira que representou um prejuízo, visto que o investimento na produção e marketing ascendeu a 275 milhões de euros. O desfecho foi completamente diferente do filme original de 2019, que recebeu dois Óscares e fez mais de mil milhões de euros.
Na sequela, Harleen Quinzel, interpretada por Lady Gaga, conhece Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) durante o seu internamento no Hospício de Arkham. Aparentemente apaixonados, exploram os seus delírios através da música. Entretanto, os seguidores de Fleck iniciam um movimento para a sua libertação.
O protagonista, Joker, que se tornou um ídolo entre os criminosos de Gotham após assassinar Murray Franklin em direto na televisão, vê a sua história ser discutida em tribunal, onde se questiona se Arthur e Joker são, de facto, personalidades distintas ou uma única entidade.
As decisões arriscadas do realizador Todd Phillips, como a inclusão dos controversos segmentos musicais, não agradaram à maioria dos espectadores. Alguns críticos, como Kevin Maher, do jornal “The Times”, referem-se a “Joker: Folie à Deux” como uma “confusão”, enquanto outros o consideram uma “jukebox musical do inferno”.
Leia também a crítica da NiT ao filme protagonizado por Joaquin Phoenix e Lady Gaga, e descubra os pontos altos e baixos da produção com mais de duas horas.