A estreia de “Velocidade Furiosa X” levou milhares às salas de cinemas portuguesas, um fenómeno raro nos últimos tempos. O mais recente filme da saga não só bateu um recorde estabelecido durante a pandemia (“Homem-Aranha: Sem Volta a Casa”, foi visto por 201 mil espetadores nos primeiros dias de estreia entre 16 e 19 de dezembro de 2021), como ficou no top 10 das melhores estreias de sempre em Portugal.
Feitas as contas, o filme foi visto por mais de 200 mil espectadores só nos primeiros quatro dias de exibição. Segundo os dados divulgados esta segunda-feira, 22 de maio, pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), a produção levou 213.501 aos cinemas, entre 18 e 21 de maio. No verão de 2021, “Velocidade Furiosa 9” começou com 80.858 espetadores entre 24 e 27 de junho.
O valor arrecadado na estreia do décimo filme da saga com carros de alta cilindrada, é o mais elevado desde o verão de Hollywood em 2019, quando foram lançados os filmes que lideram a lista das melhores estreias de sempre em Portugal. “Vingadores: Endgame”, acumulou 257.079 espetadores entre 25 e 28 de abril desse ano; e a versão live action do clássico da animação “O Rei Leão”, com 236.010 entre 18 e 21 de julho.
Em 2001, “Velocidade Furiosa” chegou às salas de cinema para lançar uma das mais bem-sucedidas sagas de ação ao volante de sempre. Em duas décadas, foram lançados um total de dez filmes.
O mais recente estreou 18 de maio, com uma grande novidade: a inclusão de uma portuguesa no elenco que continua a ter em Vin Diesel a grande estrela. Daniela Melchior continua o seu percurso em Hollywood com mais uma aparição em grandes produções, ao lado de grandes nomes.
Apesar do sucesso na bilheteira, nem todos apreciam a produção que foi, aliás, arrasada pela crítica. Leia também este artigo da NiT onde lhe contamos os motivos para estar a ser considerado “o mais ridículo filme de sempre da saga”.