Cinema

“A Batalha Esquecida”: o novo filme da Netflix com o Draco Malfoy de “Harry Potter”

Estreou a 15 de outubro na plataforma de streaming e é uma produção holandesa. Está no top das tendências.
Tom Felton era Malfoy em "Harry Potter".

Chama-se “A Batalha Esquecida” e é um filme do ano passado que chegou à Netflix portuguesa a 15 de outubro. Desde então tem sido um sucesso na plataforma de streaming — já está em sétimo lugar no ranking das tendências do catálogo.

A história passa-se em novembro de 1944, em plena Segunda Guerra Mundial, e retrata a batalha de Scheldt, nos Países Baixos. Na província de Zeeland, que foi ocupada pelos nazis, a luta é pela liberdade. 

As vidas de três jovens que não se conhecem, oriundos de lados opostos da barricada, vão inevitavelmente cruzar-se. Falamos do piloto britânico Will Sinclair, a lutar pelos Aliados; do soldado holandês Marinus van Staveren, do lado nazi; e de Teuntje Visser, uma mulher de Zeeland que faz parte de um movimento de resistência local.

Outro factor que tem gerado interesse no filme é o facto de Tom Felton, que interpretou Draco Malfoy na saga de “Harry Potter”, desempenhar um papel relevante — faz de Tony Turner, companheiro de Will Sinclair. Ambos se perdem dos restantes camaradas após um acidente e vão tentar sobreviver.

Já Teuntje Visser, que trabalha no gabinete do autarca local — que colabora com os nazis —, inicialmente evita escolher um dos lados. Contudo, o seu irmão fazia parte da resistência holandesa e acabou por ser morto pelos alemães. Esta tragédia pessoal aproximou Teuntje da resistência.

Marinus, que começou por se voluntariar para combater, acaba por ir parar a um posto de escritório. É lá que conhece Teuntje Visser. Aos poucos vai-se desiludindo com a retórica nazi, sobretudo por causa de crimes humanitários como a execução de reféns civis.

O elenco de “A Batalha Esquecida” inclui ainda Gijs Blom, Jamie Flatters, Susan Radder, Jan Bijvoet e Coen Bril, entre outros. Realizado por Matthijs van Heijningen Jr., é um dos filmes holandeses mais caros de sempre.

Na vida real, a batalha foi crucial para abrir o caminho marítimo dos Aliados em direção a Antuérpia, na Bélgica, e contribuiu para a libertação dos Países Baixos, em maio de 1945.

Carregue na galeria para conhecer outras novidades da Netflix (e não só).

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT