Cinema

“Black Adam”: o super-herói Dwayne Johnson estreia esta semana

O filme chega aos cinemas portugueses esta quinta-feira. Pierce Brosnan, Viola Davis e Noah Centineo também estão no elenco.
Dwayne Johnson é Black Adam.

Desde 2014 que está confirmado que Dwayne Johnson iria interpretar o anti-herói Black Adam, vilão da banda desenhada da DC Comics. O célebre ator, que hoje tem 50 anos, iria ser o antagonista no filme “Shazam!”, de 2019. Mas os produtores optaram por não o incluir (sem ser numa pequena participação especial), uma vez que acreditavam que a personagem teria dimensão e potencial suficiente para ter o seu próprio filme.

O resultado, “Black Adam”, chega esta quinta-feira, 20 de outubro, aos cinemas portugueses. Realizado por Jaume Collet-Serra, cruza ação e alguma comédia com — obviamente — muita fantasia pelo meio. Black Adam é um antigo escravo que se tornou um mito glorioso.

Ele é de Kahndaq, uma cidade fictícia algures no Médio Oriente, onde tem estado preso há cinco mil anos — desde que assumiu os poderes dos antigos deuses egípcios. Agora, graças à perspicácia de uma arqueóloga e lutadora pela resistência contra os poderes colonialistas que instauraram ali um regime autoritário, Black Adam é libertado no mundo moderno.

Tem tudo a ver com uma coroa feita de uma poderosa substância — este anti-herói está destinado a ser o rei de Kahndaq. Acaba por se tornar numa máquina da resistência local, graças aos seus métodos implacáveis e brutais, o que vai atrair a atenção da Justice Society of America. 

Este grupo — do qual fazem parte Hawkman (Aldis Hodge), Doctor Fate (Pierce Brosnan), Atom Smasher (Noah Centineo) ou Cyclone (Quintessa Swindell) — vai tentar travá-lo. Como derrotá-lo é uma missão bastante difícil, irão tentar persuadi-lo, convertendo o vilão num herói. Tentar humanizar esta criatura que é, basicamente, uma arma de destruição maciça. 

Isto porque, juntos, vão precisar de enfrentar uma força ainda mais poderosa do que o próprio Black Adam. Trata-se de um vilão enigmático, um gigante demónio do Inferno, com um pentagrama literalmente estampado no peito.

O enredo não se baseia em nenhuma narrativa específica de Black Adam na banda desenhada, mas tenta fazer jus aos vários elementos que caracterizam as histórias. Os fãs de produções de super-heróis recheadas de sequências de ação, explosões e efeitos especiais têm aqui uma boa sugestão para ver na sala de cinema.

Para os conhecedores do universo da DC Comics que se estejam a questionar, não, não existem propriamente referências a Shazam neste filme. Na verdade, o guião inclui indícios de uma rivalidade entre o protagonista e outra personagem da DC, o Super-Homem, que tem estado bastante ausente do cinema desde “Liga da Justiça” (2017), o que é curioso.

O elenco de “Black Adam” inclui ainda nomes como Viola Davis (que regressa ao papel de Amanda Waller), Sarah Shahi, Odelya Halevi, Angel Rosario Jr., Joseph Gatt ou Marwan Kenzari, entre outros.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT