Cinema

Castelo de São Jorge vai ter sessões de cinema ao ar livre (e gratuitas)

As noites de verão ficaram melhores agora que poderá ver (e ouvir) quatro filmes mudos no emblemático castelo lisboeta.
O Castelo de são Jorge foi o palco escolhido.

Nas noites de 23, 24, 25 e 26 de junho, o Castelo de São Jorge, em Lisboa, vai ser palco de sessões de cinema ao ar livre nas noites mais quentes do ano. Organizado pela EGEAC, o ciclo de cine-concertos Sinfonias Urbanas vai dar música a quatro filmes mudos de diversos países.

Os filmes serão acompanhados por quatro composições originais do pianista Filipe Raposo, em homenagem à forma como as obras eram vistas nos anos 20 e 30, quando ainda não tinham som e eram complementados com música ao vivo.

A primeira noite do evento (23 de junho) começa às 20h30 e o filme escolhido para inaugurar este ciclo é uma obra portuguesa. “Lisboa, Crónica Anedóctica” é um projeto de José Leitão de Barros. Lançado em 1930, o filme tem uma estrutura híbrida, que junta documentário à ficção enquanto descobrimos Lisboa do século passado. Na noite seguinte, às 21 horas, é exibido “O Homem da Câmara de Filmar“, uma obra soviética de 1929, da autoria de Dziga Vertov, que acompanha um homem enquanto ele vai filmando e viajando pelas ruas da sua cidade.

Na sexta-feira, o filme escolhido vem da Alemanha de 1926. “As Aventuras do Príncipe Achmed“, de Lotte Reiniger, é a primeira longa-metragem oficial de animação da história do cinema. Feita com silhuetas em cartão, todas cortadas à mão, o filme conta a história de um jovem que após receber um cavalo alado parte em aventuras inesquecíveis.

O ciclo Sinfonias Urbanas termina com um dos grandes clássicos do cinema mudo de Charlie Chaplin, às 21 horas. “Tempos Modernos” estreou em 1936 e é uma comédia ancorada no mundo industrializado que critica a desumanização da mão de obra na indústria mecânica e reflete sobre os conflitos laborais. 

A entrada é livre, mas a lotação é limitada e por isso é recomendado que levante o bilhete no próprio dia até 15 minutos antes do início de cada sessão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT