“Cidade de Deus“, que recebeu quatro nomeações aos Óscares na edição de 2004 – Melhor Realizador, Melhor Argumento Adaptado, Melhor Cinematografia e Melhor Edição – é considerado um dos filmes mais significativos do século. Embora não tenha conquistado estatuetas, a sua importância na cinematografia é inegável. Chegou à plataforma Max esta quarta-feira, 7 de agosto.
A narrativa centra-se no crescimento do crime organizado na Cidade de Deus, uma favela que começou a ser erguida na década de 1960 e que, duas décadas depois, se tornou um dos locais mais perigosos do Rio de Janeiro.
A história é contada sob a perspetiva de Buscapé, o protagonista, que, apesar de ter crescido num ambiente violento, resiste à tentação de se envolver com o crime, apresentando a vida de diversas personagens cujas trajetórias se entrelaçam ao longo do enredo.
Considerado um dos filmes brasileiros mais relevantes de todos os tempos, “Cidade de Deus” recebeu numerosos elogios da crítica, destacando as suas qualidades artísticas e estéticas, bem como a sua narrativa envolvente. Até ao momento, é a única produção brasileira a acumular quatro indicações aos Óscares.
O filme ostenta uma impressionante classificação de 9 por cento por parte dos críticos e 97 por cento do público no agregador Rotten Tomatoes. “Oferece uma experiência visceral da espiral perniciosa de violência que atrai os miúdos para uma vida de crime, brutalidade e assassinato como o único caminho possível”, descreveu a “Variety”.
No IMDb, a produção é classificada como o 25.º melhor filme de todos os tempos, à frente de clássicos como “A Vida é Bela”, “O Pianista”, “Regresso ao Futuro”, “A Viagem de Chihiro”, “Parasitas” e “Gladiador”.
O elenco conta com nomes como Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino, Matheus Nachtergaele, Phellipe Haagensen, Douglas Silva, Jonathan Haagensen, e mais. A realização ficou a cargo de Fernando Meirelles, também responsável por “O Fiel Jardineiro”, “Ensaio Sobre a Cegueira” e “The Two Popes”.
Volvidas duas décadas sobre a estreia do filme, vem aí uma série que funcionará como continuação da história original. “Cidade de Deus: A Luta Não Pára” chega à Max nas próximas semanas. Leia também este artigo da NiT e descubra o que pode esperar desta produção.
Carregue na galeria e conheça algumas das séries e temporadas que estreiam em agosto nas plataformas de streaming e canais de televisão.