Cinema

CineAmadora recebe ciclo de cinema que celebra os 50 anos do 25 de Abril

A programação integra as celebrações oficiais do meio século da Revolução dos Cravos. A entrada é gratuita.
"O Fim do Mundo" de Basil da Cunha

O primeiro festival de cinema dedicado à Revolução dos Cravos decorre de 6 a 8 de março nos Recreios da Amadora. A programação promove o cruzamento de diferentes perspetivas cinematográficas sobre o tema.

O ciclo foi organizado pelo Cine Amadora em colaboração com o munícípio, sob o mote “Cinema e Revolução — Uma Ideia na Cabeça e uma Câmara na Mão”, a célebre frase do cineasta brasileiro Glauber Rocha, que serviu de inspiração para estruturar o evento.

A programação é rica e diversa, contando com exibições de “Belarmino” (72 minutos) de Fernando Lopes ou do documentário “O Que Podem As Palavras” (76 minutos), de Luísa Sequeira e Luísa Marinho — sobre o livro “Novas Cartas Portuguesas”, e onde as “Três Marias” contam a sua própria história. 

A curta “Na Parede da Memória: Elis Regina” (21 minutos) e a longa-metragem “Fim do Mundo” (105 minutos), de Basil da Cunha são outras das produções que integram o cartaz, que reúne obras passadas e referências contemporâneas. A programação inclui ainda performances de cinema ao vivo, projeções musicadas por diversos artistas, workshops e masterclasses.

A abertura oficial da Mostra Cine Amadora está marcada para dia a 6 de março, pelas 15 horas, com a exibição do documentário “48” de Sousa Dias. Pode consultar a programação completa no site. O festival é aberto a toda a comunidade, e de entrada gratuita. Contudo, é necessária a reserva online, pois depende da lotação do espaço.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT