A 72.ª edição do Festival de San Sebastián, em Espanha, o maior da Península Ibérica, distinguiu o talento português. Na noite deste sábado, 28 de setembro, a cineasta portuense Laura Carreira recebeu o prémio de Melhor Realização pela sua longa-metragem “On Falling”.
Com Joana Santos no papel principal, o filme narra a história de Aurora, uma imigrante que trabalha como picker (responsável por preparar os pedidos, reunindo os diferentes artigos) num armazém na Escócia. A partir das dificuldades económicas e profissionais da protagonista, são abordados temas como a precariedade e a luta pela sobrevivência.
Até ao momento, não foi anunciada uma data de estreia do filme em Portugal. Após esta distinção, “On Falling” seguirá para o Festival de Londres, organizado pelo British Film Institute (BFI), onde será apresentado a críticos britânicos.
Nos últimos anos, Laura Carreira já tinha sido reconhecida pelo seu trabalho em curtas-metragens premiadas, como “The Shift”. Lançada em 2018, esta obra também abordou questões relacionadas com a incerteza laboral e foi exibida em vários festivais de prestígio.
O principal troféu da noite em San Sebastián, a Concha de Ouro, foi atribuído ao filme “Tardes de Soledad”, realizado por Albert Serra. Esta coprodução, que envolve França, Espanha e a produtora portuguesa Rosa Filmes, outros dos destaques nacionais no festival basco.
O prémio especial do júri foi concedido ao elenco de “The Last Showgirl”, de Gia Coppola. O painel de jurados incluiu a realizadora galega Jaione Camborda — vencedora da Concha de Ouro de 2023 com “O Corno” —, a escritora e jornalista argentina Leila Guerrier, o ator americano Fran Kranz, o realizador grego Christos Nikou e o cineasta austríaco Ulrich Seidl.
Confira a lista completa de vencedores.
Concha de Ouro
“Tardes de Soledad” de Albert Serra
Prémio Especial do Júri
Elenco de “The Last Showgirl”, de Gia Coppola
Concha de Prata — Melhor Realização
Laura Carreira com “On Falling”
Pedro Martín-Calero com “El llanto”
Concha de Prata — Melhor Interpretação Principal
Patricia López Arnaiz em “Los Destellos”, de Pilar Palomero
Concha de Prata — Melhor Interpretação Secundária
Pierre Lottin em “Quand vient l’automne”, de François Ozon
Melhor Fotografia
Songri Piao com “Bound in Heaven”, de Xin Huo
Melhor Argumento
François Ozon e Philippe Piazzo com “Quand vient l’automne”
Ver esta publicação no Instagram