Cinema

Cinepop: filmes clássicos como “Top Gun” e “Die Hard” estão de volta a Lisboa

O ciclo de cinema começa a 10 de outubro e decorre até 19 de dezembro. No total serão exibidos nove filmes.
É o plano ideal para as tardes de domingo.

O Cinepop surgiu pela primeira em 2016. Desde então tem vindo a dar palco aos filmes que brilharam no seu tempo — e que com o passar dos anos se tornaram em marcos da indústria de Hollywood, conquistando um estatuto de culto. Agora, o ciclo de cinema está de volta, entre 10 de outubro e 19 de dezembro, ao Fórum Lisboa, na Avenida de Roma.

O filme escolhido para arrancar a edição de 2021 foi “Janela Indiscreta”, de Alfred Hitchcock. Protagonizado por James Stewart e Grace Kelly, o filme de 1954 acompanha um fotógrafo confinado à sua cadeira de rodas que espia os vizinhos pela janela do apartamento. Numa noite de trovoada, o protagonista acredita ter visto um homicídio no prédio ao lado.

Uma semana depois, a 17 de outubro, é “Laranja Mecânica” que volta ao grande ecrã. Realizado por Stanley Kubrick, o filme retrata o trajeto de Alex DeLarge (Malcom McDowell) desde punk amoral a respeitável cidadão, após uma lavagem ao cérebro. Além de McDowell, o filme é protagonizado por Michael Bates, Warren Clarke, Patrick Magee e John Clive.

“Top Gun” será exibido a 24 de outubro. Aqui, Tom Cruise interpreta Maverick, um aspirante a piloto da marinha, que tenta equilibrar a sua vida, as suas responsabilidades, o seu talento e um caso de amor na academia.

Na tarde de 7 de novembro pode contar com o primeiro filme de “Star Trek”, que levou para o cinema personagens como o Capitão Kirk, interpretado por William Shatner, e Spock, cujo papel coube a Leonardo Nimoy. O filme acompanha a missão de uma tripulação que impede uma invasão alienígena na Terra. 

James Bond também vai estar no ecrã do Fórum Lisboa, interpretado pelo primeiro ator a dar vida à personagem: Sean Connery. Na segunda história do agente secreto, James Bond é enviado à Turquia para levar uma secretária da embaixada da URSS para Inglaterra em troca de uma máquina descodificadora. Contudo, esta viagem é apenas um plano criado pela Spectre para vingar a morte do Dr. No e pôr as mãos naquela cobiçada máquina. “007 – Ordem Para Matar” será apresentado a 14 de novembro.

O segundo episódio de “Star Trek” chega ao Cinepop a 28 de novembro. “Star Trek II: A Ira de Khan” segue uma nova aventura da tripulação comandada pelo Capitão Kirk, que tenta impedir Khan Noonien Singh, um antigo rival do capitão, de obter uma arma letal.

O último mês do ano arranca com “Nova Iorque Fora de Horas”, a 5 de dezembro. Este filme de comédia acompanha Paul Hackett (Griffin Dunne), um homem solitário que aceita encontrar-se com uma mulher na casa dela, em SoHo. Porém, tudo começa a correr mal quando Paul se vê em situações cada vez mais bizarras. 

Em bom espírito natalício chega-nos “Die Hard – Assalto ao Arranha-Céus”. Bruce Willis veste o papel de John McClane, um polícia de Nova Iorque que apenas queria passar uma noite tranquila na festa da empresa da sua mulher. Estes planos são postos em causa após uma invasão terrorista do edifício. McClane é o único que os consegue impedir.

A edição de 2021 do Cinepop termina uma semana depois, a 19 de dezembro, com “Willow – Na Terra Mágica”, de 1988. Neste filme realizado por Ron Howard, a narrativa acompanha Willow Ufgood (Warwick Davis), que parte numa missão para salvar um bebé especial das mãos de uma rainha malvada.

Todas as sessões têm início às 16 horas e os bilhetes — que custam 4€ — podem ser adquiridos na entrada do Fórum Lisboa até às 15 horas do próprio dia. Nuno Markl vai continuar a apresentar os filmes antes de cada sessão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT