Cinema

A comovente história real que inspirou o novo filme “O Amigo de Sempre”

A produção tem Dakota Johnson, Casey Affleck e Jason Segel nos papéis principais. Estreia em Portugal esta quinta-feira.
Dakota Johnson e Casey Affleck são dois dos protagonistas.

É frequente ouvirmos dizer que a realidade supera sempre a ficção — no sentido em que muitas vezes nunca conseguiríamos imaginar coisas que acontecem na vida real, sejam completamente surpreendentes ou não. Daí que muitas histórias reais sejam transformadas em obras de ficção, sejam livros, filmes, peças de teatro ou séries de televisão.

Esse não é bem o caso com “O Amigo de Sempre”, filme realizado por Gabriela Cowperthwaite que estreia nos cinemas portugueses esta quinta-feira, 17 de junho. Apesar de se basear numa história real, ela não é incrivelmente surpreendente — mas foi considerada bonita e comovente o suficiente para ser contada desta forma.

“O Amigo de Sempre” relata a história do jornalista americano Matthew Teague, que viajou pelo mundo como correspondente de vários órgãos de comunicação, escrevendo para a “Vanity Fair”, a “The National Geographic” ou a “The Atlantic” a partir de países como o Afeganistão, a China, o Sri Lanka ou a Irlanda.

Passou vários anos a contar histórias atribuladas de agentes especiais, operações da CIA no estrangeiro e episódios de intrigas internacionais. Mas foi quando regressou a casa, à sua pequena cidade de Fairhope, no estado do Alabama, que se deparou com a sua maior história.

Foi em 2012 que a mulher de Matthew, Nicole, foi diagnosticada com cancro nos ovários. Tinha 34 anos, o casal estava junto há 13 — conheciam-se desde a adolescência — e tinham duas filhas pequenas.

Nesse ano, um amigo próximo do casal, Dane Faucheux, visitou-os após o Dia de Ação de Graças. O diagnóstico de cancro tinha acabado de ser feito, era um momento difícil e de grande emoção, e Dane acabou por ficar uns dias lá em casa, que acabaram por se tornar meses e que culminou num processo de quase dois anos.

Dane ocupou em simultâneo os papéis de cuidador da casa, babysitter e cuidador de Nicole. Deixou para trás a sua vida — o seu trabalho, a sua namorada — para tomar conta dos amigos e das suas filhas. É uma daquelas histórias de amizade tão profunda e verdadeira que quase nem parece real. E foi por isso que foi feito um filme.

“O Amigo de Sempre” acompanha todo este processo difícil: Dane ajudou Matthew a tomar conta de Nicole durante os tratamentos de quimioterapia que não tiveram sucesso, perda de cabelo, perda de peso, deterioração do corpo, e alguns episódios desafiantes.

O filme é protagonizado por Casey Affleck e Dakota Johnson — que interpretam o casal — e por Jason Segel, que tem o papel deste amigo especial. O elenco inclui ainda Jason Bayle, Isabella Kai, Violet McGraw, John McConnell, Denée Benton e Jake Owen, entre outros.

Como era jornalista, Matthew Teague escreveu um artigo em 2015 para a revista “Esquire” a contar a experiência por que passou, já depois da morte da mulher, e foi a partir desse artigo (que faz um retrato íntimo e comovente de tudo o que aconteceu) que o guião para o filme foi escrito.

Hoje em dia, Matthew Teague continua a viver na mesma casa, mas voltou a casar e tem um filho bebé. Dane voltou para Nova Orleães e também casou. Ambos continuam amigos próximos.

Carregue na galeria para conhecer as principais séries que estreiam este mês de junho na televisão e nas plataformas de streaming.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT