Quando a adaptação de “Wicked” ao cinema foi anunciada em 2012, os fãs de musicais ficaram em êxtase. O processo foi extremamente demorado e temeu-se mesmo que a produção nunca chegasse ao dia da estreia. 2021 trouxe esperanças renovadas e o nome das protagonistas: Ariana Grande e Cynthia Erivo.
Em várias entrevistas dadas nos últimos meses, ambas revelaram que este era o projeto dos seus sonhos. O resultado final pode ser visto a partir desta quinta-feira, 5 de dezembro, nos cinemas em Portugal.
A partir do livro de 1995 de Gregory Maguire, conta a história que ficou por revelar das bruxas de Oz. Elphaba (Cynthia Erivo) é uma jovem incompreendida devido à sua pele verde invulgar e que ainda não descobriu o seu verdadeiro poder. Já Glinda (Ariana Grande) é uma jovem popular, favorecida pelo privilégio e pela ambição, que ainda não descobriu o seu verdadeiro caráter.
Conhecem-se como estudantes na Universidade de Shiz, na Terra de Oz, e criam uma profunda amizade. Após um encontro com o Feiticeiro de Oz, a relação entre ambas chega a uma encruzilhada e acabam por seguir caminhos muito diferentes.
O inabalável desejo de popularidade de Glinda leva-a a deixar-se seduzir pelo poder, enquanto a determinação de Elphaba em permanecer fiel a si própria e aos que a rodeiam terá consequências inesperadas no seu futuro. As extraordinárias aventuras de ambas em Oz acabarão por fazê-las cumprir os seus destinos como Glinda, a Boa e Elphaba, a Bruxa Má do Oeste.
“Wicked” já está a ser um sucesso internacional. Em vários mercados, incluindo os Estados Unidos, foi lançado a 22 de novembro e, no primeiro fim de semana, arrecadou 156 milhões de euros. Os números não são exatamente surpreendentes, visto que é a adaptação de um dos musicais mais populares da Broadway — que está em cena desde 2003 e, no ano passado, tornou-se a quarta peça mais duradoura na história dos EUA. Pelo palco já passaram nomes como Idina Menzel e Kristin Chenoweth, que têm participações especiais no filme.
“O Quarto Ao Lado” é outro dos destaques da semana, que traz de volta o génio de Pedro Almodóvar, vencedor de um Óscar graças a “Fala Com Ela”, e o junta aos talentos de Julianne Moore e Tilda Swinton (aquela que parece ser a sua nova musa após Penélope Cruz, visto que já trabalharam juntos na curta-metragem “The Human Voice”). Apesar de ter uma carreira de 42 anos, este novo filme é uma estreia para o cineasta espanhol: é o primeiro falado em inglês.
As atrizes interpretam jornalistas que foram grandes amigas na juventude, quando trabalharam juntas na mesma revista. No entanto, não mantiveram contacto e passaram anos sem se reencontrarem. Ingrid (Moore) tornou-se escritora de ficção, enquanto Martha (Swinton) apostou numa carreira enquanto correspondente de guerra — e ambas alcançaram sucesso nos respetivos percursos. Quando descobre que tem uma doença terminal, Martha aproxima-se novamente da amiga e da filha que desprezou para privilegiar o trabalho.
“O Quarto ao Lado”, que conquistou o Leão de Ouro em Veneza este ano, também conta com Alessandro Nivola, John Turturro, Melina Matthews, Juan Diego Botto, Raúl Arévalo, e Victoria Luengo. O filme foi filmado entre Nova Iorque e Madrid.
Entre um dos melhores filmes de terror do ano, drama e um filme português, carregue na galeria e conheça os filmes que chegam ao cinema esta quinta-feira, 5 de dezembro.