Cinema

Daniela Melchior está a ser elogiada em todo o mundo pelo papel em “O Esquadrão Suicida”

O filme estreou nos cinemas portugueses a 5 de agosto. E também está a ser aclamado pela crítica.
Daniela Melchior tem várias cenas com Idris Elba.

Depois do desastre do primeiro “Esquadrão Suicida”, que, apesar de ter sido bastante visto nos cinemas, foi criticado pelos espectadores e pela imprensa especializada, a DC Comics decidiu dar um novo rumo à história. Por isso, contratou James Gunn (o criador de “Guardiões da Galáxia”) para o segundo capítulo.

Não é propriamente uma sequela, nem um remake, mas antes uma nova história dentro deste universo de super-vilões transformados em anti-heróis (com algumas das mesmas personagens). O resultado chegou a 5 de agosto aos cinemas portugueses.

O filme junta um elenco de estrelas — Margot Robbie, Viola Davis, Idris Elba, Michael Rooker, Joel Kinnaman, John Cena, Sylvester Stallone e Alice Braga são algumas delas. Mas um dos grandes destaques tem sido a portuguesa Daniela Melchior.

A atriz de 24 anos interpreta Ratcatcher 2, filha de um vilão do complexo mundo de Batman. É a sua estreia internacional e o primeiro grande projeto da sua curta carreira — até aqui, Daniela Melchior só tinha participado em cinco novelas da TVI, entre as quais “Ouro Verde”, “A Herdeira” e “Valor da Vida”; e num par de filmes nacionais, “O Caderno Negro” e “Parque Mayer”. A NiT já explicou como é que a atriz conseguiu o papel em “O Esquadrão Suicida”.

Curiosamente, depois de ficar com o papel, o contexto da personagem foi alterado para que ela tivesse um passado ligado a Portugal — já se sabe que a cidade do Porto vai estar em destaque no novo filme da DC Comics.

Apesar de ainda não ter estreado nos cinemas da maior parte dos países, grande parte da imprensa especializada já publicou as suas críticas. Além de, no geral, elogiarem bastante o filme, em comparação com a produção de 2016, a interpretação de Daniela Melchior tem sido particularmente aclamada e enaltecida.

“Daniela Melchior brilha como Ratcatcher 2”, escreveu a “IndieWire”. “Nunca sabes para onde a inocência dela te vai levar, e, interpretada pela portuguesa Daniela Melchior, ela rouba uma cena após a outra”, pode ler-se na crítica do jornal “Evening Standard”. Já o “Den of Geek” descreve a personagem como “divertida” e especialista em piadas de millennial.

“Margot Robbie e Idris Elba claramente estão a divertir-se, mas Melchior é o verdadeiro destaque”, escreveu a “Paste Magazine”. “Sim, Dastmalchian e Stallone acertam nas suas punchlines, mas Melchior acerta nas suas piadas e tem de encontrar o cerne emocional do filme. Melchior é sem exageros suave e dura e doce, emotiva mas mundana, faz tão bem que se podia destacar em praticamente qualquer guião.”

“Harley Quinn não é o verdadeiro coração de ‘O Esquadrão Suicida’. Essa honra pertence ao Bloodsport de Idris Elba e à Ratcatcher 2 de Daniela Melchior; eles são uma dupla cativante, cujo laço emocional serve para equilibrar os aspetos mais ridículos e ostentadores do filme”, escreve o “Screen Rant”.

Já no “Insider” podemos ler: “Melchior é o inesperado coração e alma do filme enquanto Ratcatcher 2 e a sua relação amistosa com o King Shark (Sylvester Stallone) é a mais cativante do filme”.

“É a Ratcatcher 2 de Daniela Melchior, que é o coração bondoso do grupo e uma amiga de todas as criaturas, que se torna o inesperado eixo emocional do filme”, escreve, por sua vez, o jornal “The Independent”. “Daniela Melchior, a representar o coração e alma motivacional do esquadrão”, descreve a “Forbes”.

O “Screen Daily” descreve a personagem como “charmosa”, a mesma palavra usada pelo site especializado “Roger Ebert”. A Associated Press diz que Daniela Melchior também é o “destaque” do filme.

Além da imprensa, nas redes sociais já se podem encontrar vários comentários a elogiar a prestação da atriz portuguesa no filme.

“Há tantas personagens e arcos fantásticos em ‘O Esquadrão Suicida’ mas a indiscutível MVP, no que me diz respeito, é a incrível Daniela Melchior como Ratcatcher 2. Ela dá tanto coração ao filme e à sua temática central. Uma das melhores personagens da DC no cinema”, escreveu um espectador no Twitter.

“O Gunn acertou. Já agora, para mim a estrela nova deste filme é a Daniela Melchior. Ela esteve ótima como Ratcatcher 2”, escreveu outro fã na mesma rede social.

“O melhor filme da DC até agora. Montes de piadas e ultra violência maluca. Idris Elba, John Cena e Margot Robbie estiveram todos fantásticos, como se esperava, mas a estrela em destaque foi a Daniela Melchior. Eles tornaram a personagem da Ratcatcher tão empática desde o início”, escreveu outro espectador.

“Ratcatcher 2 foi um grande destaque para mim. A Daniela Melchior foi soberba e é praticamente o coração do filme. Espero mesmo que a vejamos novamente noutro filme ou série”, disse ainda outro fã, entre as dezenas ou centenas de comentários que já é possível encontrar online.

Leia também a entrevista da NiT com Daniela Melchior (na qual a atriz revelou que já tem futuros papéis internacionais confirmados). Carregue na galeria para conhecer outras histórias de ficção para descobrir nas próximas semanas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT